|
Cuidados na ordenha são fundamentais para a qualidade do leite que chega ao consumidor.
|
Uma produção de qualidade é a garantia de um alimento mais seguro e saudável. É com essa filosofia que será lançada oficialmente, na próxima sexta-feira, a Campanha de Qualidade do Leite, com foco na segunda maior bacia leiteira do País, localizada na região central de Rondônia. O evento acontece durante a 30ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (Expojipa) e conta com palestras sobre boas práticas de produção e gestão de propriedade leiteira.
Coordenada pelo Sebrae, Embrapa Rondônia, Seagri e Emater-RO, com apoio de outras instituições, a campanha tem como um dos principais objetivos orientar pequenos produtores quanto aos procedimentos de higiene na ordenha. Para isso, foram produzidos folderes e cartazes com os dez passos da ordenha manual, um guia passo-a-passo que pode ser fixado nos locais de ordenha nas propriedades.
O guia mostra, em linguagem simples e acessível, como conduzir a vaca, como prepará-la para a ordenha e os cuidados que precisam ser tomados após a retirada do leite. Mostra, por exemplo, que se deve lavar somente as tetas das vacas – úbere molhado pode contaminar o leite. Também lembra da necessidade de desinfetar as tetas após a ordenha. O leite não pode ser coado no pano, alerta o manual, que mostra também a maneira correta de lavar os vasilhames de armazenamento de leite.
O médico veterinário Marivaldo Figueiró, da Embrapa Rondônia, lembra que os procedimentos sugeridos no manual seguem a Instrução Normativa n° 51 (IN 51), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O documento busca padronizar a qualidade do leite no Brasil e estabelece procedimentos para o monitoramento de doenças do rebanho. O objetivo é garantir que o leite chegue saudável até o consumidor.
A Campanha de Qualidade do Leite terá foco nos 13 municípios que compõem o Território Central da Cidadania em Rondônia e que representam a segunda maior potência em produção de leite no País. São produzidos mais de um milhão de litros de leite por dia, beneficiados em 27 indústrias de lácteos. Este volume corresponde a 60% da produção diária de leite no Estado de Rondônia e é gerado em 12.970 estabelecimentos rurais.
Estratégia de ação
Além de estarem nos materiais distribuídos gratuitamente aos produtores, os dez passos da ordenha manual serão também divulgados nos principais jornais de Rondônia. Inserções em canais de televisão e emissoras de rádio também serão utilizadas para atingir produtores com pouco acesso aos veículos impressos. Para aqueles conectados à internet, é possível ler as últimas notícias da campanha ou acessar os materiais de divulgação no endereço www.cpafro.embrapa.br/leite
Como parte das atividades da Campanha, serão realizadas 88 palestras técnicas voltadas a produtores em diferentes exposições agropecuárias do Estado de Rondônia, 20 palestras em escolas públicas e privadas e quatro palestras em universidades ou escolas agrícolas. As atividades começam oficialmente às 8h de sexta-feira, dia 10, no Saloon Country do Parque de Exposição Herminio Victorelli, em Ji-Paraná, com palestra do Dr. José Renaldi Feitosa Brito, da Embrapa Gado de Leite, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao MAPA.