Primeira peça da Usina Hidrelétrica Santo Antônio já está pronta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Além da construção civil, outra parte importante da obra já está em andamento: a fabricação das turbinas bulbo da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Assim como previsto no cronograma, a primeira pá de uma das 44 turbinas está pronta.
A previsão de inicio da geração da primeira turbina, já com testes e comissionamentos realizados, é maio de 2012. Na UHE Santo Antônio serão usadas 24 turbinas com quatro pás e 20 com cinco pás - cada uma dessas estruturas tem, aproximadamente, 7,5 metros de altura. O primeiro modelo com quatro pás é mais eficiente durante os períodos de alta vazão do rio Madeira (período de cheia), enquanto a turbina de cinco pás tem melhor aproveitamento durante os períodos em que o rio está mais vazio.
O Grupo Industrial do Complexo Rio Madeira (Gicom) é formado por seis empresas (Alstom, Andritz VaTech Hydro, Areva, Bardella e Siemens) e é responsável pela fabricação, transporte, comissionamento e teste dos equipamentos e do sistema de transmissão de uso restrito da Usina Hidrelétrica. No caso das turbinas, 19 serão entregues pela Alstom, a Voith-Siemens fabricará 13 unidades e as outras 12 estão por conta da Andritz. O fornecimento de equipamentos abrange, além das turbinas, geradores, transformadores, reguladores de velocidade da turbina, e sistema de excitação da turbina, guindastes hidromecânicos (usado para montagem e manutenção da UHE), entre outros.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!