Eletronorte realiza campanha contra queimadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A equipe de Linha de Transmissão da Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Eletronorte deu início a primeira etapa da Campanha Contra Queimadas em três municípios do Estado de Rondônia, entre eles: Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Porto Velho, além dos Distritos de Mutum Paraná, Jacy-Paraná e Araras. O trabalho de conscientização visa alertar a comunidade em geral sobre a prevenção contra queimadas sob os cabos condutores de energia elétrica e redução de acidentes ao longo das linhas de transmissão 230kV e 138kV da Eletronorte.
A campanha que tem como tema: “Fazer Queimadas é o Fim da Linha” está sendo realizada em escolas da rede pública, tanto na área urbana e principalmente da área rural, com palestras com abordagem de temas sobre aspectos ambientais e riscos elétricos. As atividades estão sendo realizadas pelos eletricistas de linhas de transmissão, Rosileilia Oliveira e Francisco Kléber Saraiva. De acordo Rosileilia, o objetivo da Empresa é atingir o maior número de pessoas, e em especial aqueles que residem perto de torres. “Estamos percorrendo diversas escolas, incluindo conscientização de crianças e adultos, já que o trabalho é voltado para toda população. Nossa preocupação maior é com as famílias que moram próximas as LT’s e torres”, disse a técnica da Eletronorte. Durante as palestras estão sendo entregues aos estudantes um kit educacional onde contém: bolsa, caneta, caderno, lápis e uma cartilha em relação ao tema. Até o final da campanha cerca de dois mil alunos serão contemplados com o material didático.
Para o gerente da Divisão de Transmissão de Porto Velho, Salomão David de Araújo Alves Ferreira, o trabalho tem sido extremamente importante, tanto para a Empresa quanto para os consumidores. “A Campanha realizada pela Eletronorte junto à população tem sido positiva. Nos últimos seis anos não foi registrada nenhuma ocorrência ao longo das linhas entre Porto Velho/Guajará-Mirim. Isso quer dizer que não tivemos nesse período problemas com o fornecimento de energia elétrica e nem prejuízos com manutenção nesses lugares em virtude de queimadas”, afirma.
A Campanha terá continuidade em Porto Velho e no município de Ariquemes, conforme programação da equipe técnica de linha de transmissão. Os trabalhos encerram nas escolas municipais e estaduais somente no mês de agosto.
Alerta
É expressamente proibido atear fogo na faixa de servidão ou nas proximidades das linhas de transmissão. A queimada deve ser evitada porque, além de causar interrupção no fornecimento de energia elétrica e danos aos cabos condutores, pode provocar descargas elétricas transmitidas para o solo pelo ar e pela fumaça, tornando assim muito perigosa a área vizinha ao fogo. A Campanha Contra Queimadas vem sendo realizada pela Empresa desde 1990. Denúncias sobre incêndios próximas as torres e linhas de transmissão da Eletronorte podem ser feitas pelo telefone: 0800-694040.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!