Estudantes de Rondônia têm até o final de agosto para concorrer a uma vaga de deputado federal

Estudantes de Rondônia têm até o final de agosto para concorrer a uma vaga de deputado federal

Estudantes de Rondônia têm até o final de agosto para concorrer a uma vaga de deputado federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há pouco mais de uma semana a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou informação sobre a possibilidade de um estudante de Rondônia atuar como deputado (ou deputada) federal, numa experiência reservada aos alunos das escolas públicas e particulares de todo o Estado. A repercussão foi das melhores. Diversas cidades ligaram manifestando o desejo de participação de sua classe estudantil.
O Programa Parlamento Jovem Brasileiro, introdutor da idéia, é uma iniciativa da Câmara dos
 
Deputados que oferece aos alunos de 16 a 22 anos, matriculados no 3º ano do Ensino Médio a oportunidade de disputar uma vaga para viver o dia-a-dia das atividades parlamentares na Câmara dos Deputados. O mandato será exercido no período de 09 a 13 de novembro deste ano. A exigência é que o estudante elabore um projeto de lei nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Todos os projetos devem apresentar visão ambiental, em transversalidade com o meio ambiente.
 
Durante os cinco dias de duração da legislatura os participantes terão a oportunidade de participar dos trabalhos dos parlamentares brasileiros na execução de suas funções legislativas. Sempre que possível, a tramitação dos projetos dos jovens deputados será de acordo com as normas regimentais em vigor na Câmara dos Deputados.
O número de participantes é calculado de acordo com a quantidade de deputados federais do estado de residência do aluno. Rondônia, que conta com oito deputados federais, poderá ter a participação de um deputado jovem.
 
“As Representações de Ensino deverão divulgar este programa para todas as escolas de sua jurisdição e selecionar um projeto de lei por município, enviando para o Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio da Gerência de Educação (PDEM/GE/SEDUC) até o dia 31 de agosto”, disse a professora Vânia Sales, que está disponível para informações adicionais nos telefones (0xx69) 3216-5323 e 8408-6453.  
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS