Sejus convoca pais para discutir o Manual do Adolescente

Sejus convoca pais para discutir o Manual do Adolescente

Sejus convoca pais para discutir o Manual do Adolescente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Estado apresentou e discutiu no último final de semana o Manual do Adolescente com os pais e responsáveis daqueles que cumprem medida sócio- educativa de internação na Capital.

No Auditório do Sest-Senat, técnicos da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (CAA/Sejus) explicaram as propostas do Manual que descreve os direitos e deveres dos internos, uniformiza os procedimentos operacionais no Sistema Sócio Educativo e cria o Conselho Disciplinar e o Plano Personalizado do Adolescente (PPA)

De acordo com a coordenadora Itaci Ferreira, a implementação de um PPA pelo Estado deve ser construído junto com os pais. “Existe na medida sócio-educativa a incompletude institucional e personal, onde a técnica não consegue fazer nada sozinha, nem a Coordenadoria, nem a Secretaria, por mais preparados que estejamos, sem a colaboração dos pais”, destacou.

“São eles que devem acompanhar a evolução deste trabalho, principalmente, quando se tratar das sanções disciplinares. Hoje tomamos cuidado para não aplicar as sanções coletivas, agora elas são personalizadas e personificadas, através do novo Conselho Disciplinar”, complementou a coordenadora da Sejus.

Responsável por seu sobrinho que cumpre medida em um dos Centros Sócio-Educativos de Porto Velho, Nice Cortez, aprovou as propostas do Manual. “Acho que esse documento está bem elaborado. Ele vem ajudar muito, tanto a família quanto o adolescente, pois todos vão saber os seus direitos e deveres nesse Sistema”, afirmou.

Na ocasião, a acadêmica de Direito de uma faculdade da Capital, Naiane Tavarez, fez um breve agradecimento junto com o seu orientador, o professor e Doutor em Direitos Humanos, Hélder Risler. As palavras foram direcionadas aos pais e Direção da Unidade de Internação Masculina Sentenciado I pela colaboração e disposição durante a produção do seu trabalho de conclusão de curso que apresenta o seguinte tema: Uma Proposta de Mediação para Adolescentes em Conflito com a Lei na Unidade de Internação Masculina Sentenciado I. “Propõe a criação de um Núcleo Pacificador de Conflitos dentro da Unidade, que seria um modelo de mediação baseado num modelo integrado, com o objetivo de amenizar os conflitos dentro do estabelecimento”, explicou Naiane.

De acordo com a CAA/Sejus, haverá mais reuniões junto com os pais para discutir as propostas do Manual e seus benefícios.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS