Dia de Campo Agro-florestal supera expectativas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Realizado na última sexta-feira, dia 19, na propriedade do agricultor rural Edson Pereira da Luz, “Edinho da Teça”, localizada na Linha 02, Gleba 02, lote 21,
Segundo “Edinho da Luz”, o objetivo do encontro foi discutir propostas para a preservação do meio ambiente voltado para um mundo ambientalmente correto, com palestras de técnicos da área. Edinho também falou de suas experiências já que há 16 anos vem produzindo mudas de Teça, Arueira, Ipê Roxo, Pupunha, Açaí, Nim indiano, Sobrasil, Itaúba, que além do consumo são usados na fabricação de remédios, entre outras. “Alem das paisagens, manter o equilíbrio e diversidade tem dado resultados positivos contribuindo com a sobrevivência familiar”, afirmou.
Para Edinho é muito importante se discutirem cada vez mais as questões relacionadas ao meio ambiente, a fim de que cada cidadão se conscientize de que todos têm suas responsabilidades. Ele lembra que a falta de informação nos últimos anos foi um dos fatores que contribuíram para que a situação ficasse alarmante. “Eventos como esse são essenciais para minimizar a desinformação, o desinteresse e a desconsideração – conhecidos como os três erres “inimigos” do meio ambiente”, comentou.
O agricultor disse que está satisfeito com o trabalho que vem desenvolvendo em prol da agricultura familiar e conscientização ambiental, destacando também o “Projeto Pais-Mandala”, através de horta orgânica, sem uso de inseticidas, onde são produzidos todos os tipos de verduras e legumes.
Finalizando Edinho parabenizou a parceria que teve da Prefeitura, Emater, Basa, Banco do Brasil, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Sindicato Rural, Sedam, entre outros, enumerando que as experiências e trocas de idéias e também a divulgação do trabalho que vem sendo realizado é de vital importância. “Como agricultor, temos a obrigação de passar ensinamentos corretos para nossa juventude sobreviver através da agricultura familiar em harmonia com o meio ambiente”, concluiu.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!