Grande festa de abertura da Regional Noroeste dos JOER leva um grande público ao ginásio da cidade

Grande festa de abertura da Regional Noroeste dos JOER leva um grande público ao ginásio da cidade

Grande festa de abertura da Regional Noroeste dos JOER leva um grande público ao ginásio da cidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer), Regional Noroeste, foram abertos em Jaru com muita festa, nesta sexta-feira (12). O local escolhido foi o Ginásio de Esportes Sebastião Mesquita, que ficou completamente tomado por torcedores entusiasmados com as festividades.
 
Representando a secretária Marli Cahulla, o adjunto da Seduc Pascoal de Aguiar prestigiou a abertura, acompanhado pela professora Irany Freire Bento, coordenadora administrativa pedagógica, Márcia Cassol, gerente de Esportes e pelos assessores especiais Gab/Seduc, José Carlos Paim e Daniel Diogo. Pela Representação de Ensino (REN/Jaru) marcaram presença Aurita Raquel Mesquita Libânio, representante de Ensino e toda sua equipe, professores e funcionários da Educação. O encontro contou ainda com a presença de Jean Carlos, Edimilson Maturana (Nego Maturana) e Alex Testoni, prefeitos de Jaru, Vale do Anari e Ouro Preto do Oeste, respectivamente; deputado Amauri Pereira dos Santos, Carmem Gon, representante do deputado Tiziu Gidalias, Sílvio Pereira, secretário Regional de Governo, vereadores e representantes de ensino das cidades participantes.
 
Aurita Libânio, representante de Ensino local transmitiu sua mensagem de boas-vindas às delegações, desejando que o espírito esportivo prevaleça sempre durante os jogos. “Todos buscam a vitória, mas aqueles que não a conseguirem, também podem se sentir vencedores por terem chegado até aqui. O importante é a certeza de terem dado o melhor de seus esforços”, destacou a representante de ensino. Márcia Cassol, gerente de Esporte, lembrou o investimento que o Governo de Rondônia tem feito no esporte. “Isto tem mostrado melhorias crescentes em todas as edições do Joer, pelo trabalho de uma equipe comprometida com resultados” – observou a gerente. Irany Freire Bento, coordenadora Administrativa Pedagógica Seduc, arrancou aplausos da platéia quando disse que “cada uma das estrelas da decoração deste ginásio de esportes, representa os atletas presentes nesta competição”.
 
Por sua vez, o adjunto Pascoal de Aguiar recordou a trajetória dos Jogos Escolares ao dizer que “34 anos se passaram e o Joer é hoje o maior evento do Estado de Rondônia, trazendo em seu bojo a incumbência de unir os estudantes, numa competição esportiva saudável”. Ele enfatiza a importância do evento afirmando que “fazer o Joer é uma tarefa muito complexa e ao mesmo tempo gratificante, para todas as pessoas envolvidas na produção de um evento desta magnitude”.       
 

Decoração do evento – Várias faixas com frases alusivas aos jogos foram colocadas em diversos pontos da cidade. O Ginásio Sebastião Mesquita recebeu cuidados poucas vezes vistos em eventos desta natureza, no que diz respeito à decoração. Logo na parte externa, o visitante já notou a atenção que o assunto mereceu da REN local. Todos os postes do alambrado foram enfeitados com bandeirolas coloridas. A parte interna do ginásio de esportes recebeu 700 cadeiras brancas, para conforto das delegações participantes da Regional Noroeste. Os corredores entre as cadeiras e logo à frente delas, foram acarpetados em diversas cores. Uma enorme logomarca dos jogos foi colocada na parte de trás da mesa de autoridades e o piso à sua frente recebeu decoração com figuras e luzes. O teto foi rebaixado com forração de Tecido Não Tecido (TNT) branco. O mesmo material foi utilizado em outros adornos espalhados pelo local, que recebeu ainda iluminação própria para grandes espetáculos, com canhões de luz, néon e telão instalados por empresa especializada. A iluminação externa ficou por conta de refletores e um canhão de luz “Skywalker” de 15 km de alcance.

Os Jogos – O Joer valoriza a construção da cidadania, os elevados ideais de fraternidade, solidariedade e a cultura da paz entre os povos. Tudo isso é estimulado com a prática esportiva leal, promoção do relacionamento sócio afetivo e educacional entre os jovens estudantes de Rondônia. Novos talentos do esporte podem surgir da competição, que se constitui numa vitrine para desportistas rondonienses em idade escolar, de todo o Estado. Educadores são unânimes em afirmar que o rendimento escolar é sensivelmente melhorado com a realização dos jogos. Há um clima de competitividade sadia e desejo de superar limites que se refletem de forma positiva nas atividades em sala de aula.

Jaru, a cidade anfitriã, recebe as delegações de Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Mirante da Serra e Nova União, em disputas esportivas que movimentarão a cidade. Além das cerimônias de praxe com entrada das bandeiras e delegações, acendimento da pira olímpica, juramentos do atleta e do árbitro e execução dos Hinos Nacional e de Rondônia, uma mensagem de fé e otimismo foi levada ao público na voz do professor José Carlos Paim, interpretando a música “Campeão”, seguida de apresentação de danças idianas, do ventre, frevo, capoeira, coreografias variadas (inclusive da APAE), coral e premiação de alunos autores de frases alusivas ao esporte. Os jogos da Regional Noroeste serão realizados por 687 alunos atletas, no período de 12 a 18 de junho.    
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS