Seagri discute produção agrícola
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Participaram do encontro integrantes de órgãos como a Conab, Embrapa, Ceplac, Basa, IBGE, Emater, Seagri, Seplam, Sedes e da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia (Mapa). Atualmente, o GCEA trabalha com pesquisas estatísticas de oito culturas: arroz, feijão, milho, mandioca, soja, banana, cacau e café. Produtos estes de maior expressividade econômica dentro do Estado. Mas, conforme Devalcir Moreira dos Santos, coordenador técnico do IBGE, essa lista de culturas pode aumentar. “A inclusão ou exclusão de um produto é relativa à sua expressão econômica. O álcool, por exemplo, deve ser acrescido ao nosso trabalho devido ao espaço que ganhou em Rondônia após a implantação da Usina lá em Espigão do Oeste”, disse Santos.
Durante o encontro, o secretário adjunto de Agricultura, Francisco Evaldo de Lima, ressaltou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos e disse que “é preciso intensificar as reuniões com as Comea e integrar um número maior de pessoas. Só assim teremos um embasamento mais aprofundado das safras” disse o secretário adjunto. Ele ainda adiantou que todo o corpo técnico da Seagri está envolvido neste trabalho de campo visando identificar quais as áreas mais produtivas.
Para se ter uma idéia do trabalho desenvolvido nas lavouras, segue abaixo dois exemplos de culturas acompanhadas pelo Gcea:
BANANA: A cultura está em fase de tratos culturais, floração, frutificação, colheita e comercialização. A área plantada está estimada em
CAFÉ: A cultura, também está em fase inicial de colheita. A área plantada está estimada em
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!