Uso do biogás implica mudança de paradigma
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pesquisadora destaca necessidade de mudança na percepção dos resíduos, que, após tratamento, passam a ser insumos; uma combinação para a solução na produção energética com benefícios do ponto de vista ambiental.
A apresentação dos conceitos de como se processa o biogás através de tecnologia anaeróbia de digestão foi feita pela consultora Fabiana Tessele a empresários, engenheiros e estudantes na noite desta sexta-feira, 29, durante a Feira de Negócios Imobiliários e da Construção Civil de Rondônia – Fenicon,
A engenheira química, que tem na bagagem mais de 50 projetos realizados junto a universidades, empresas públicas e privadas, no Brasil e no exterior, falou de projetos em desenvolvimento no Brasil para geração de biogás a partir de biomassa (resíduos agrícolas como palhas, cascas, caules, silagem, esterco) por bactérias, com benefícios associados do ponto de vista ambiental.
Nos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia também estão sendo desenvolvidos estudos nessa área, graças a uma parceria entre a engenheira e a empresa holandesa Oosterhof Holman, que atua nos segmentos de portos, estradas, meio ambiente, geração de energia e dragagem.
“Essa tecnologia é ideal para o contexto da Amazônia, pois realiza o tratamento de resíduos trazendo junto a solução para a produção energética, uma solução integrada”, destaca Fabiana Tessele.
Em Rondônia, a Powertech, empresa de tecnologia e geração de energia, responsável pela vinda da palestrante, é outra importante parceira na implantação de um projeto pioneiro no Brasil, utilizando um conceito inovador sob o ponto de vista tecnológico, para aplicação desse sistema. “Acreditamos no uso combinado das fontes de energia”, destacou o presidente da Powertech, Fernando Lemos, ao falar sobre a evolução no uso da energia ao longo dos tempos.
Requisitos
Para desenvolvimento de uma planta de digestão anaeróbia são necessários armazenamento de matérias-primas, sistemas de alimentação, tanques de digestão, uma segunda etapa de digestão nos tanques, gerador, transformador. Alguns itens opcionais de um projeto desses são tanques de armazenamento do material digerido, tratamento do digerido e tratamento do biogás resultante. “Cada projeto é específico, será estudado conforme o empreendimento, a matéria-prima disponível e o local onde será instalado”, ressaltou a consultora.
Sobre a Powertech
A Powertech atua desde 1998 em Manaus como distribuidor exclusivo para a região Norte da marca Cummins. A empresa teve seu foco inicialmente no mercado de motores marítimos; nos anos seguintes passou a revender geradores. Em
A expansão da empresa se deu em 2002 com a inauguração da filial
Em 2009 está investindo pesado na reforma e ampliação de suas instalações e na capacitação da equipe técnica e de vendas de Porto Velho a fim de atender as novas demandas do mercado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!