Juizado da Infância e da Juventude realiza ações em comemoração ao Dia Nacional da Adoção

Juizado da Infância e da Juventude realiza ações em comemoração ao Dia Nacional da Adoção

Juizado da Infância e da Juventude realiza ações em comemoração ao Dia Nacional da Adoção

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho, por meio do Setor de Colocação Familiar, promove, esta semana, diversas ações em comemoração ao Dia Nacional da Adoção - 25 de maio. Faixas foram fixadas pela cidade e cartilhas informativas serão distribuídas ao longo da semana. Um vídeo-documentário também será divulgado pelas assistente sociais e psicólogas responsáveis pela atividades, com o objetivo sanar dúvidas sobre adoção de crianças e adolescentes.
De acordo com o juiz titular do Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho, Dalmo de Castro Bezerra, muitos mitos abrangem a adoção de crianças maiores de três anos de idade e acabam sendo obstáculos na hora da adoção. Ele explica que adoção de crianças maiores possibilita o resgate da identidade destas que moram em abrigos e buscam restituir o direito à convivência familiar. Alerta ainda que todo o procedimento deve ser feito de acordo com a legislação, por meio da Vara da Infância. "Com o processo de adoção os pais adotivos não correm o risco de perder a criança". 
Segundo dados do Cadastro Estadual de Adoção (Encontrei), 18 crianças em Rondônia estão em condições de serem colocadas em família substituta. No entanto, uma das grandes barreiras encontradas é a idade. A maioria delas possui mais de oito anos. Segundo informações da assistente social do Juizado, Rita de Cássia Prestes, as crianças maiores estão rodeadas de preconceitos que são dirimidos por meio dos trabalhos de psicólogos e assistentes sociais. "Entendo que a preparação é uma função preventiva e cria possibilidades para que possam desempenhar a função de pai e mãe da melhor maneira".
Hoje, o Juizado da Infância da capital conta com profissionais capacitados para atender todos os interessados na adoção. Os trabalhos são voltados aos aspectos jurídicos e psicossociais e tornam-se instrumentos indispensáveis para habilitação do pedido de adoção. Os interessados em conhecer mais sobre adoção podem procurar Juizado da Infância de Porto Velho, localizado na Avenida Rogério Weber próximo a Carlos Gomes. O telefone é o 3217-1258.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS