Rondônia teve 410 pessoas e 84 empresas que fizeram doações ilegais nas eleições de 2006

Rondônia teve 410 pessoas e 84 empresas que fizeram doações ilegais nas eleições de 2006

Rondônia teve 410 pessoas e 84 empresas que fizeram doações ilegais nas eleições de 2006

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Rondônia, 410 pessoas e 84 empresas fizeram doações acima dos limites permitidos pela legislação eleitoral. Os dados são referentes à eleição de 2006 e foram obtidos a partir do cruzamento de informações da Receita Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento foi realizado em todo o país e repassado às procuradorias eleitorais em cada estado. Em Rondônia, estas informações estão originando representações feitas pelo procurador regional eleitoral, Heitor Alves Soares, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 
A lei eleitoral limita as doações para campanha em dez por cento dos rendimentos brutos declarados à Receita Federal no ano anterior à eleição, no caso de pessoas físicas. Para as empresas, o limite é de dois por cento do faturamento bruto registrado no ano anterior.
 
A Procuradoria Regional Eleitoral solicitou ao TRE que condene os doadores irregulares ao pagamento de multas que variam de cinco a dez vezes o valor excedente ao limite permitido. A condenação refere-se à violação do artigo 23, parágrafos 1º e 3º, da Lei n. 9.504/97. Além disto, as pessoas jurídicas que forem condenadas não poderão fazer contrato com o poder público nem participar de licitação no prazo de cinco anos.
 
Prefeitura

Em Rondônia, uma prefeitura fez doação para campanha de um candidato nas eleições de 2006. “Isto é proibido pela lei eleitoral, nenhuma prefeitura pode fazer doação para campanha de quem quer que seja”, esclarece o procurador. A prefeitura é a de Alto Paraíso e já foi questionada para responder sobre a doação.

SAIBA MAIS

FRAUDE? – Empresários que “doaram” recursos para campanha de Roberto Sobrinho serão investigados - Veja Vídeo

CONTAS DO PREFEITO - Desembargadora pede vista e parecer do TRE será dado na próxima sessão; quatro dos sete membros da Corte rejeitaram contas de Sobrinho

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS