Equipado com duas cadeiras odontológicas completas, o gabinete atenderá cerca de 10 crianças por dia e fará ações preventivas
A Escola Municipal Padre Chiquinho, uma das mais antigas de Porto Velho, situada no bairro Areal, passou a contar a partir desta quinta-feira, 21/5, com um novo gabinete odontológico. O anterior, implantado em 1987, pela extinta Fundação de Assistência ao Estudante (FAE), e que a partir da extinção passou a ser mantido pela prefeitura de Porto Velho, foi modernizado. A sala passou por uma reforma, custeada com recursos do programa Mais Educação, do Governo Federal, e a Prefeitura doou duas cadeiras odontológicas completas e um compressor novo, um investimento de aproximadamente R$ 13 mil.
No gabinete serão realizados procedimentos curativos mais simples, como restauração de dentes e pequenas cirurgias e também ações preventivas (escovação, aplicação de flúor, detecção de cárie, entre outros). O público alvo são alunos de 6 a 14 anos que participam do programa de educação integral Mais Educação, dentre eles 36 crianças portadoras de necessidades especiais.
O serviço será mantido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com uma contrapartida da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que cedeu uma odontóloga para trabalhar na unidade e fornecerá alguns materiais de consumo. A Semed, além de disponibilizar uma auxiliar de odontologia, é responsável também por custear a maior parte dos materiais de consumo. Segundo a chefe da Divisão de Saúde Escolar (Dise) da Semed, Valdete da Silva Leite, serão atendidas de oito a dez crianças por dia no gabinete.
A secretária adjunta da Semed, Fátima Ferreira, mencionou durante a inauguração do gabinete a importância da parceria com a Semusa nas ações de saúde e prevenção e ressaltou que outras oito escolas municipais estão recebendo gabinetes como o que foi entregue: Maria Izaura, São Pedro, IME Francisco Erse, Wadih Darwich Zacarias, Joaquim Vicente Rondon, Estela Compasso, Nacional e Antonio Augusto Rebelo das Chagas. “E recentemente a Prefeitura renovou a parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) para a implantação do OdontoSesc na escola Manoel Aparício, na zona Leste, que vai oferecer atendimento para cerca de 800 crianças por mês”, frisa Fátima.