Painel político (Saiba onde funciona o anexo da prefeitura) – Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Reunião de gabinete
A churrascaria Casa Bella virou uma espécie de “anexo” do gabinete do prefeito. Quem quiser encontrar Roberto Sobrinho no horário de almoço, basta dar uma passada na chuurascaria. Nesta sexta-feira estavam, além de Roberto e seus dois seguranças, a chefe de gabinete Mirian Saldaña, o assessor particular do prefeito, Cléber Gonçalves e o secretario de grandes obras, Israel Xavier (que almoçava em outra mesa acompanhado de dois empreiteiros).
Cabeleira
Mirian Saldaña fez uma mudança em seu visual. No afã de se comparar a Ministra-Chefe da Casa Civil e presidenciável Dilma Roussef, a chefe de gabinete da prefeitura fez um corte de cabelo similar ao de Dilma. Um gaiato que estava no local saiu com a seguinte pérola, “quem nasce para Mirian, nunca chega a Dilma e quem nasce para Roberto nunca será um Jorge Viana”. Pura maldade.
Barrado no baile
O vice-prefeito Emerson Castro não estava no almoço na Casa Bella. Talvez não tenha sido convidado, ou se foi, preferiu não participar da reunião de cúpula. Sábia atitude do vice. Ele também não participou do “planejamento estratégico” realizado no resort Três Capelas, realizado no mês passado pela prefeitura.
Ação Cautelar Inominada
Esta foi a ferramenta jurídica utilizada pela Agência Norte Comunicação & Marketing S/S Ltda ao Judiciário rondoniense para suspender a licitação que estava marcada para acontecer no dia 11 de maio deste ano. No pedido, a agência alegou que o edital continha irregularidades. Uma delas seria que o novo edital continha uma cláusula onde “a verba honorária estaria atrelada aos custos comprovados e previamente autorizados por terceiros, abrindo margem para que ocorra superfaturamento”.
Outras irregularidades
Para o magistrado Ivens dos Reis Fernandes, “na esteira destas contestações, tem-se que o pedido formulado pelo requerente (Agência Norte) é plausível, juridicamente relevante e o perigo da demora, aqui, tem lugar na medida em que o prosseguimento do certame poderá culminar a existência de relação jurídica viciada e que, em tese pode ser tida como ilegal na ação principal a ser proposta”.
Briga de cachorro grande
Essa briga, conforme esta coluna adiantou ontem, se deve ao fato de que parte do primeiro escalão não está satisfeita com os trabalhos prestados pela agência representada por Antônio Augusto. O rapaz era o queridinho do ex-chefe de gabinete Odair Cordeiro, que mantinha o contrato do rapaz. Com o afastamento do Cordeiro, os “lobos” tentam ocupar esse espaço. Tem uma agência, cujo sócio é intimamente ligado a um secretário que seria a empresa vencedora dessa licitação. Ao perceber a rasteira, Antônio Augusto procurou a Justiça.
Cabelo em pé
Os diretores comerciais das principais emissoras estão ficando impacientes com essa situação da publicidade da prefeitura. O semestre está acabando e os balanços vão fechar no vermelho.
Gato
A Ceron andou fechando o cerco em torno dos consumidores que fazem “gato”. Para surpresa dos técnicos, a obra da Direcional Engenharia, que está em andamento nas proximidades do Colégio Tiradentes, funcionava há meses sem nenhum relógio padrão. A gigantesca área consome uma enorme quantidade de energia e não era contabilizada.
Até que enfim...
As universidades públicas participantes do projeto piloto desenvolvido pelos Ministérios da Educação e da Saúde começam a testar, este ano, a nova sistemática de verificação das competências e habilidades adquiridas pelos médicos formados no exterior para o exercício profissional no Brasil. Uma Portaria Interministerial nº 444, que trata do assunto, foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União. As provas serão elaboradas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Até que enfim II
A revalidação dos diplomas será feita a partir da Matriz de Correspondência Curricular para fins de revalidação de diplomas de médicos obtidos no exterior. O documento leva em consideração as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Participam do projeto piloto 16 universidades federais. Atualmente, os alunos formados em medicina em universidades de outros países precisam revalidar seus diplomas em alguma instituição pública de ensino superior. O processo, porém, é moroso e não padronizado, já que cada instituição adota um procedimento próprio. A expectativa é de que, com a aplicação da nova matriz, o processo seja agilizado num intervalo de seis meses a um ano.
Até que enfim III
Os alunos graduados na Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba (Elam) participarão do projeto piloto do novo processo de revalidação, que será constituído de duas fases - teste teórico e observação das habilidades clínicas adquiridas. A primeira fase será uma prova com questões de múltipla escolha e discursivas, contendo situações-problema e apresentação de casos. A segunda constará de oito a dez situações práticas de atendimento a paciente, acompanhadas de perto por dois ou três avaliadores. Essa fase experimental da nova sistemática será submetida ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Em um segundo momento, a Matriz de Correspondência Curricular será utilizada para a revalidação dos diplomas. As universidades públicas interessadas em adotar a matriz de correspondência curricular como referencial para seus processos de revalidação de diplomas estrangeiros poderão assinar termo de cooperação técnica ou convênio com o Inep. A avaliação será realizada em Brasília, em datas e locais a serem definidos pelo Comitê Coordenador da Subcomissão Temática de Revalidação de Diplomas e anunciados em edital, a ser publicado.
Lista das universidades participantes
- Universidade Federal do Acre (UFAcre)
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal de Roraima (UFRR)
- Universidade Federal de Sergipe (UFS)
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
- Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF)
- Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
(Informações do jornal O Globo)
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!