Até o próximo dia 26 de maio, a Prefeitura de Porto Velho cumpre agenda de atendimento nos distritos ao longo da BR-364, com objetivo de recadastrar as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal, em parceria com o município. O trabalho feito por técnicos e assistentes sociais é acompanhado de perto pela secretária municipal de ação assistência social, Benedita Nascimento. A equipe trabalha em conjunto com servidores das Secretarias de Saúde (Semusa) e Educação (Semed).
Na segunda e terça-feira (18 e 19), o trabalho foi realizado nos distritos de Nova Califórnia e Extrema, divisa com o Acre. Nesta quarta (21), foram atendidas as famílias carentes que moram em Abunã. Nesta sexta e sábado (22 e 23) a equipe atende os moradores de Mutum-Paraná; no domingo (24) em União Bandeirantes e 25 e 26 (segunda e terça-feira da próxima semana) em Jaci-Paraná. A próxima agenda vai contemplar as comunidades ribeirinhas ao longo do Baixo Madeira, mas a data ainda não foi definida.
Além do recadastramento, as famílias participam de oficinas sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Profissionais da Semusa fazem o acompanhamento do peso, tamanho e condições de saúde das crianças e a equipe da Semed realiza monitoramento para acompanhar a freqüência escolar. São feitas ainda visitas domiciliares para avaliar as condições dos beneficiados através de levantamento socioeconômico e assistencial. O objetivo é comprovar se os inscritos no Bolsa Família se enquadram nos critérios exigidos pelo Governo Federal e se o dinheiro está tendo o destino para o qual foi proposto.
Outro programa social colocado à disposição dos moradores da capital e dos distritos é o BPC na Escola (Benefício da Prestação Continuada), destinado aos portadores de necessidades especiais com idade entre zero e 18 anos. Com o programa, a Prefeitura pretende identificar as barreiras de acesso e permanência dessas pessoas na escola, além de criar estratégias e elaborar políticas públicas que possam sanar o problema.
De acordo com Benedita Nascimento, somente nos dois primeiros dias foram feitos 700 atendimentos. “A Prefeitura está cumprindo com o seu papel de promover atendimento integral a essas famílias, oferecendo aos moradores dos distritos, todos os serviços e programas de assistência social disponíveis às pessoas que moram na capital”, disse. “A orientação do prefeito Roberto Sobrinho é para assegurarmos às famílias necessitadas, os direitos garantidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, acrescentou.
Atualmente, cerca de 23 mil famílias são beneficiadas com o Programa Bolsa Família em Porto Velho. No geral, estão cadastradas 30 mil famílias, sendo que sete mil aguardam o benefício. De acordo com o perfil de cada uma, elas serão inseridas nos programas realizados em parceria com o Governo Federal. “Recentemente o município foi contemplado com mais 5.447 novos benefícios. Desse total, boa parte é de famílias que moram nos distritos” concluiu a titular da Semas.