MP e órgãos ambientais iniciam ação para recuperação de matas ciliares na zona rural de Vilhena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, Curador do Meio Ambiente da Comarca de Vilhena, explicou que o projeto de recuperação das matas ciliares teve início há dois anos na área urbana do município, em trabalho conjunto com os órgãos ambientais e da área de educação. “A reunião no Distrito de Peroba é a primeira experiência no sentido de levar esse projeto para a área rural, com o principal objetivo de conscientizar os agricultores da importância de recuperarem as áreas desmatadas em suas propriedades”, explicou Paulo Fernando Lermen. O projeto também será levado aos Distritos de Nova Conquista e São Lourenço e depois ao município de Chupinguaia.
A principal ação do projeto em Vilhena foi a recuperação das matas ciliares em torno do rio Pires de Sá, atingindo também o rio Barão de Melgaço. Durante a reunião no Distrito de Peroba, o Diretor da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Vilhena, Carlos Bianchini, explicou aos agricultores o que são as matas ciliares e a importância de sua recuperação para garantir a sobrevivência dos rios da região. Ele adiantou que estão à disposição dos agricultores, para o plantio voluntário, cerca de 50 mil mudas do viveiro mantido pela Prefeitura na Associação Santíssima Trindade. O representante do Ibama, Lauro da Silva Gonçalves, informou aos agricultores que o prazo dado pelo governo federal, por meio de Medida Provisória, para licenciamento e averbação de terras na região amazônica, se expira no dia 31 de dezembro, e que estas medidas são necessárias para regularização fundiária de suas propriedades.
Por sua vez, o chefe da Sedam em Vilhena, José Trindade Lobato, explicou que, por meio da Lei 14.133/2009, o governo do Estado instituiu o programa de recuperação de matas ciliares e vai disponibilizar recursos com essa finalidade. “Mas se não houver disponibilidade de todos os órgãos envolvidos com a questão e também da comunidade, teremos grande dificuldades para implementar as ações desse programa”, ressaltou. A representante da Emater, Eliane Bach, disse que o órgão estará à disposição para dar orientações técnicas aos agricultores sobre o plantio e recuperação das matas ciliares. Estiveram presentes à reunião representantes de cinco associações de pequenos produtores rurais da região (Apap, Apris, Asprop e Asperge, além do Sindicato Rural de Vilhena).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!