Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe nesta quinta-feira exposição ‘A Transversalidade do Olhar Matuto’

Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe nesta quinta-feira exposição ‘A Transversalidade do Olhar Matuto’

Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe nesta quinta-feira exposição ‘A Transversalidade do Olhar Matuto’

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Telas de Jair Gabriel e fotografias de Walteir Costa mostram olhares sobre Amazônia
 
Nesta quinta-feira, onze pinturas de Jair Gabriel e 44 fotografias dispostas em 25 telas de Walteir Costa mostrarão na Casa de Cultura Ivan Marrocos várias formas de ver o cotidiano amazônico. A exposição ‘A Transversalidade do Olhar Matuto’ começa às 19h do dia 21 e segue até o dia 30 de maio.
 
Com trabalho conceituado no Brasil e na Europa, o artista plástico Jair Gabriel se une mais uma vez ao fotógrafo Walteir Costa para contribuir com o conhecimento das diferentes visões sobre o universo amazônico e expressão da realidade dos fortes impactos ambientais e sociais na região, mostrando a natureza em suas variadas formas. Esta é a segunda edição de “A arte de Jair Gabriel & a fotografia de Walteir Costa”, que organizaram em 2004 a mostra “Natureza – Encanto e simplicidade”, também na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
 
A exposição de Jair Gabriel e Walteir Costa faz parte do projeto Vitrine Amazônica, que tem por objetivos divulgar os trabalhos dos artistas locais, trabalhar a formação de públicos e apresentar múltiplas possibilidades de fortalecimento da cultura regional.
 
Jair Gabriel, durante parte de sua vida, foi um seringueiro na Amazônia. Autodidata, desenvolveu estilo próprio com a técnica do pontilhismo. Suas pinturas são inspiradas principalmente dos tempos vividos na floresta, expressando sua criatividade em combinação de cores. Pássaros, ramos, borboletas, figuras humanas compõem suas telas. Suas exposições individuais incluem as cidades italianas de Milão, Valsesia e Trento, além de Salvador e Juazeiro (BA), São Paulo (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Cruzeiro do Sul (AC) e Rio de Janeiro (RJ). Já as exposições coletivas também foram realizadas em várias dessas cidades, além de Camaçari, Itaparica, Porto Seguro e Santo Amaro (BA), Bordeaux (França), Santo Tirso (Portugal), Winterthur (Suíça).
 
O fotógrafo Walteir Costa é também psicólogo e historiador. Desde 1985 é fotógrafo profissional, fez o registro oficial do Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Planafloro), concentrando suas lentes na floresta amazônica. Tem fotos publicadas em jornais, revistas, livros, cartões telefônicos, catálogos e participou de diversas exposições voltadas à questão ambiental. Em 2007 registrou espécies nobres da flora amazônica para o álbum fotográfico artesanal do Projeto Arvoredo, do Centro Espírita União do Vegetal Mestre Iagora. Desde 1999 ministra cursos de fotografia. Participou do I Salão de Artes de Rondônia (Sart) e também da exposição “Natureza – Encanto e Simplicidade”, ambos na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
 
A exposição ‘A Transversalidade do Olhar Matuto’ é uma realização da agência 3 Mais Comunicação, com o patrocínio de Santo Antônio Energia Sustentável (Saesa), apoio da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Fundação Iaripuna, vereador Jaime Gazola (PV), Transporte Coletivo Rio Madeira, Viação Três Marias e Moove Studio.
 
SERVIÇO:
Exposição “A transversalidade do olhar matuto – A arte de Jair Gabriel & a fotografia de Walteir Costa”
Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos, Salão Príncipe da Beira (piso superior)
Endereço: Rua Carlos Gomes, 600
Data: 21 a 30/05/2009
Horário: 8h às 20h (segunda a sexta-feira), 8h às 21h (sábados e domingos)
ENTRADA FRANCA
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS