Painel político – Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dominó
Pelo menos uma vez por mês uma equipe de agentes da Polícia Federal vem a Porto Velho e fica hospedada em pequenos hotéis. Eles não se reportam a superintendência, tampouco se misturam com os demais colegas. A preocupação é que não vaze a investigação que estão fazendo, que éum desdobramento da Operação Dominó.
Dominó II
Na verdade o inquérito que levou para a prisão um grande número de autoridades rondonienses ainda não foi concluído e existe a suspeita de crime continuado, ou seja, mudaram alguns personagens, mas a prática delituosa continua. Pela forma como eles estão trabalhando, em breve deveremos ter novidades.
Falta projeto
O Governo do Estado está construindo o Centro Político Administrativo (CPA) onde ficava a antiga Esplanada das Secretarias. A obra tem uma importância relevante para a Capital e para a própria imagem do Governo. Aqueles prédios antigos, cheio de “puxadinhos” e que respresentavam um sério risco a todos que trabalhavam ali foi para o chão. Ocorre que, antes de realizar uma obra, do porte do CPA, é necessário que se façam estudos de impacto ambiental e impacto no trânsito. Isso mesmo. Como se trata de uma construção que vai alterar a rotina do tráfego e dos moradores da região, é necessário esse estudo. E isso não está sendo feito. A prefeitura, que é responsável por essa área, já demonstrou que não tem capacidade para resolver a questão. Se não atentarem para isso, a região vai ficar caótica quando o CPA entrar em funcionamento.
De volta ao interior
O promotor Shalimar Christian Priester Marques, que atualmente é diretor do CAEX no Ministério Público, deve se afastar da função até o fim deste mês. Ele deverá assumir a promotoria de Ariquemes. Shalimar já foi promotor em Guajará Mirim e deixou muita gente irritada na Pérola do Mamoré pelo trabalho que realizou por lá.
Assunto complicado
A senadora Fátima Cleide, que sempre defendeu as minorias comemorou o lançamento, pelo Governo ederal, do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Como o tema sempre gera discursos acalorados, a senadora está sendo duramente criticada por evangélicos, católicos e cristãos em geral. É que a grande maioria acha “perda de tempo” esse tipo de assunto. Claro que não é, aja vista que a cada dia as legislações de diversos países vem se adequando a questão para garantir a igualdade de direitos. Mas a principal reclamação dos queixosos é a não participação de Fátima em outros temas, como por exemplo a PEC da Transposição, que por acaso é de sua autoria. Os reclamantes acham que a senadora meio que “abandonou” o tema.
Transposição
A bem da verdade, Fátima Cleide não abandonou o tema.O que acontece com a transposição é que a tramitação, de um projeto dessa natureza, que é uma emenda à Constituição, é demorado e existem muitos interesses em jogo. Algumas PECs levam mais de uma década para serem votadas, porque a cada vírgula que é alterada em qualquer uma das Casas (Senado ou Câmara) o projeto volta para ser analisado, votado, etc. Daí a demora. Tem que se levar em conta ainda, o fato de que a União não quer pagar essa conta. Para que seja aprovada, a PEC precisa ser negociada e muito bem amarada, do contrário, ainda vai bolar muito tempo pelos corredores do Legislativo.
Semeando a discórdia
Fontes garantem que a ordem de “destruir” Neodi de Oliveira não passa de artimanha de um grupo que tenta criar uma discórdia entre o Palácio e a Assembléia. A mesma fonte informou que as coisas entre Cassol e Neodi “nunca estiveram tão bem”.
Ninho bagunçado
Os tucanos rondonienses ainda não conseguiram colocar ordem no ninho. Hamilton Casara, presidente do PSDB local se mantêm no cargo, mas está proibido pela executiva nacional de dar pitaco em qualquer assunto referente a legenda. Enquanto isso, Aparício Carvalho, um dos mais antigos tucanos da região, continua se articulando para tentar organizar a legenda. Mas a briga está complicada em função da amizade que Casara mantêm com José Aníbal (PSDB-SP), que é líder na Câmara dos Deputados e é nascido em Guajará-Mirim e amigo de infância de Hamilton.
Insatisfação
Apesar de ter o apoio de Aníbal e de parte da nacional tucana, Hamilton tem sido alvo de reclamações por parte de praticamente todos os filiados. Nos bastidores, estuda-se uma debandada geral do ninho, caso Hamilton insista em permanecer a frente do Partido. Enquanto isso, a legenda, que tinha uma das sedes mais bonitas e estruturadas, está ocupando uma saleta em um prédio na Avenida Pinheiro Machado.
Orkut
A Operação Turko, da PF, deflagrada nesta segunda-feira, promete se estender por prazo indeterminado. Fontes da Polícia Federal informaram que a operação marca um combate mais efetivo contra a exploração sexual infantil no Brasil. Para um delegado da PF, “a pornografia infantil deve ser encarada como entorpecente. Possuir imagens com esse conteúdo é tão grave quanto portar cocaína”. Na verdade é muito mais grave que portar cocaína. O usuário de drogas faz mal para si, já os pedófilos destroem famílias e criam traumas que muitas vezes não curam.
Pizza
O grande problema é que sabemos também que a punição só ocorre quando os presos são pessoas de baixo poder aquisitivo. Quando envolve pessoas da chamada “alta classe”, cria-se um tumulto e a questão cai no esquecimento. Quem não se lembra do episódio ocorrido em Vilhena há alguns anos quando um grupo de “figurões” foi denunciado pelo Conselho Tutelar e nada aconteceu? Quem sofreu foram as conselheiras, que se viram obrigadas a mudar de cidade em função de ameaças.
Terceiro mandato
Um deputado federal de Sergipe pretende apresentar até o fim deste mês uma Proposta de Emenda à Constituição que permitiria um eventual terceiro mandato para Lula. O Congresso é contra e a oposição nem querouvir falar em tal coisa, mas ele já conseguiu 171 assinaturas, o que viabiliza apresentar a PEC. Já tem muito governador de olho no desenrolar dessa proposta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!