No último final de semana, as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) da agência Idaron de Buritis, Monte Negro e Campo Novo realizaram uma fiscalização conjunta na divisa dos três municípios. O local da barreira foi na RO-460 e RO-410, próxima a Vila União (Cajabá). O objetivo da atividade foi o de aumentar o controle de transporte de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.
Esta foi a primeira blitz feita na região com duração de 24 horas ininterruptas. O presidente do órgão, Augustinho Pastore, promete outras ações iguais a esta realizada na regional de Ariquemes. “Em breve, definiremos em reunião, outros locais que receberão as fiscalizações volantes da agência Idaron, só que com maior duração. A principal meta é identificar transporte de animais e vegetais sem a devida documentação sanitária obrigatória”, afirmou ele.
Saldo da ação
Na área de defesa animal foram fiscalizados cinco caminhões boiadeiros totalizando 53 bovinos e 10 equinos. Houve apenas um auto de infração pelo transporte de dois eqüinos sem documentação, que tinham como destino a cidade de Cacaulândia para participar de um rodeio crioulo.
Já na defesa vegetal foram verificados oito caminhões que transportavam café, e a grande maioria, bananas. Em nenhum dos veículos não foi encontrado qualquer tipo de agrotóxico.
Na ação conjunta entre as três Ulsavs foram envolvidos três funcionários da Idaron de Buritis, um de Monte Negro, um de Campo Novo de Rondônia, além do apoio de dois policiais militares da Unisp de Buritis.