Foram assinadosno auditório da Comissão Permanente de Licitação da Ceron, os contratos para a execução da terceira etapa do Programa Luz Para Todos. Representantes das oito empresas vencedoras do certame compareceram no prédio Sede da empresa para formalizar o ato de contratação. Foram elas: Eleacre Engenharia Ltda., Eplan Engenharia, Planejamento e Eletricidade Ltda., Construtora e Instaladora Rondonorte; Construtora Roberto Passarini Ltda.; Instaladora São Luis Ltda., Materiais para Construção Dom Bosco Ltda., Rondônia Transformadores e Construção Ltda. e Arcon Construções Ltda.
Esteve representando o Presidente da Ceron, Flávio Decat, o assessor da Presidência e coordenador do Programa na Eletrobrás Distribuição, Ricardo Valadares, que demonstrou sua satisfação e de todo o Sistema Eletrobrás na efetivação dos contratos. “Este é um momento muito importante para o Sistema e um grande alívio por estarmos reunidos fechando um contrato cujo processo demorou seis meses para ser concluído. Isto nós devemos ao presidente do Sinduscon, Chagas Neto, que mediou junto as empreiteiras os termos dos contratos”, discursou Valadares.
No final de 2008 foi aberta uma concorrência para selecionar as melhores propostas para a Ceron contratar as obras de execução de 8.600 novas ligações rurais gratuitas, com o objetivo de universalizar o acesso à energia elétrica no Estado. Nesse sentido, a empresa deu abertura ao procedimento de licitação pública, resultando em contratos no montante de R$ 70 milhões, investimento que deverá ser concluído em nove meses, a partir do mês de maio deste ano.
Após isto, faltarão 25 mil famílias para receber o benefício, compromisso que a Ceron pretende concluir até o final de 2010. Para que isso se torne possível, a empresa publicará em breve novo edital de concorrência, segundo José Carlos Carregaro, coordenador do Luz Para Todos na Ceron. “O nosso maior problema sempre foi conseguir contratar com as empreiteiras, devido à complexidade das obras. Em 2008, quando passamos todo o período com contrato vigente, conseguimos executar mais de 100% das obras previstasnos termos dos compromissos assinados”, analisou Carregaro.
O presidente do Sinduscon, Chagas Neto, presente no momento de assinatura dos contratos, agradeceu ao Presidente da Ceron e à Eletrobrás por dar a oportunidade de as empresas de Rondônia contratarem as obras do Luz Para Todos. “Isso fortalece as empresas do Estado. Aguardamos ansiosamente a abertura do novo processo licitatório”, conclui.
O coordenador do Programa na Ceron, José Carregaro, informou durante o evento que a empresa está contratando mais empresas para efetuar a fiscalização da entrega das obras. Segundo ele, essa medida irá evitar atrasos no ato de ligação dos 8.600 consumidores a ser beneficiados nesta etapa. Ricardo Valadares, coordenador do Luz Para Todos na Eletrobrás Distribuição finalizou dizendo que o Sistema está todo empenhado na realização do Programa, não só em Rondônia, mas nas seis empresas distribuidoras federalizadas.