Toda reclamação é investigada e repassada às empresas para providências
A Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) instalou em 2005, no inicio do primeiro mandato do prefeito Roberto Sobrinho, o sistema de atendimento telefônico gratuito de reclamações, como forma de corrigir irregularidades nos transportes coletivos da Capital. O serviço foi sugerido nesta semana por uma vereadora da Capital, como forma de reivindicação à prefeitura.
A secretária Fernanda Moreira, da Semtran, lembra que a população pode acessar o disque-denúncia através do número 0800-647-5100 e registrar sua insatisfação ou sugerir melhorias no sistema. Para ilustrar a demanda do serviço, as planilhas mensais informam as reclamações quanto ao descumprimento de horários pelos ônibus; do itinerário irregular; e contra motoristas e cobradores por descortesia no trato com passageiros, entre outras. Todas as reclamações são processadas administrativamente e, se julgadas procedentes, encaminhadas as empresas responsáveis ou aos usuários reclamantes.
Fernanda Moreira ressalta que cada reclamação gera uma ocorrência numerada que é investigada. Ainda de acordo com a secretária, todos os ônibus que circulam em Porto Velho têm adesivo em seu interior afixado o número do serviço telefônico gratuito.