PRODENDÊ será lançado em Rondônia na próxima terça-feira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador Ivo Cassol estará presente e durante a cerimônia assinará o decreto de institucionalização do PRODENDÊ, criando a Comissão Interinstitucional do Poder Executivo, formada por representantes das secretarias envolvidas e que ficará responsável pela negociação específica dos mecanismos institucionais e dos instrumentos econômicos, para a promoção de projetos do Programa.
Também participarão do lançamento do PRODENDÊ, o fundador da Construtora Odebrecht, Norberto Odebrecht; o Ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Ribeiro, o ex-ministro da Fazenda e atual Presidente da Phorum Consultoria, Paulo Haddad, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Neodi Carlos de Oliveira, o Presidente do Tribunal de Contas, José Gomes de Melo, o diretor de Contratos da Odebrecht, José Bonifácio Pinto Júnior, e o Diretor da Santo Antônio Energia, Roberto Simões.
Durante o evento serão abordados temas como: o agronegócio do dendê como alternativa de desenvolvimento sustentável da Amazônia; mudanças climáticas e biocombustíveis, assim como também haverá uma explanação sobre o programa, suas características, as dimensões tecnológicas (agrícolas e industriais), as estruturas de custos financeiros e econômicos, a rentabilidade financeira, a rentabilidade social e a sustentabilidade ambiental.
O dendezeiro é a oleaginosa tropical de maior rendimento existente, chegando a produzir dez vezes mais óleo do que a soja, quatro vezes mais do que o amendoim e duas vezes mais do que o coco-da-baía. De seus frutos obtêm-se duas qualidades diferentes de óleos, com usos também diversos. O azeite-de-dendê é extraído da polpa do fruto do dendezeiro. De sabor doce, cheiro forte e densa consistência, além de sua larga aplicação culinária, esse óleo tem usos na indústria química e, quando refinado, desodorizado e branqueado é também matéria-prima para a industrialização de maioneses e margarinas. O nobre óleo de palmiste, por sua vez, é produto extraído da amêndoa do fruto do dendezeiro, tendo aplicações na indústria cosmética e na produção de chocolate, onde pode substituir a manteiga de cacau, alcançando altos preços no mercado internacional.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!