Governo promove Encontro para fortalecer ensino especial

Governo promove Encontro para fortalecer ensino especial

Governo promove Encontro para fortalecer ensino especial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a proposta de fortalecer o processo de educação inclusiva nas escolas da rede estadual, o Governo de Rondônia realiza nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, o Primeiro Encontro de Coordenadores da Educação Especial das Representações de Ensino e da Subgerência de Ensino Especial da Secretaria da Educação (RENs/SEE/Seduc). De acordo com a subgerente de Ensino Especial, Vera Regina de Matos, trata-se de um momento importante pelo fato de só agora a educação especial contar com coordenadores específicos, que irão unificar as linhas operacionais de acordo com a política nacional dessa área, com vistas à melhoria da educação inclusiva.

Ao representar a secretária da Educação, Marli Cahulla, a coordenadora Pedagógica da Seduc, Irany Freire, afirmou que o Governo do Estado está sensível à questão da acessibilidade, buscando cada vez mais adequar as instituições de ensino, tornando-as livres de obstáculos arquitetônicos para que todos usufruam do direito de entrar e sair. Ela revelou também que além da estrutura física existe a preocupação com relação à parte didático-pedagógica com a oferta de cursos, palestras e outros eventos que visam o aperfeiçoamento dos profissionais para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. “O ensino especial requer paixão e gosto pelo saber e, principalmente, respeito ao ser humano. O professor tem que estar empenhado em buscar conhecimentos para que a inclusão seja de fato e não um faz de conta”, observou a coordenadora pedagógica da Seduc, ressaltando que não adianta a realização de grandes ações, como este encontro, se o que for abordado não chegar até a ponta, que são os alunos.

A professora Irany considera que, além de garantir o acesso dos alunos às escolas, é necessário também buscar meios para mantê-los em consonância com os avanços tecnológicos e profissionais para que haja educação com qualidade.

A capacitação profissional, que vem sendo ampliada pelo Governo do Estado, por meio da Seduc e outros órgãos, foi outro foco da abordagem de Irany Freire, lembrando que muitas empresas estão abrindo vagas para pessoas com deficiência, em atendimento à legislação, mas lembra que é necessário estarem preparadas para ocupá-las.

No primeiro dia, o palestrante foi o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, Marcos Valério Tessila de Melo, diretor do Centro de Apoio à Infância e Juventude, que falou sobre “Aspectos Legais da Educação Inclusiva”. O encerramento se dará nesta sexta-feira com a discussão do Plano de Ação em grupos e socialização.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS