Jovens técnico-agrícolas iniciam suas atividades empreendedoras
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 20 técnico-agrícolas formados pela Escola Agrotécnica Federal de Colorado d?Oeste, participantes do projeto Jovem Empreendedor Rural, realizado pelo Instituto Cooperforte e Sebrae, receberam no último dia 8, kits apícolas para iniciarem sua própria produção de mel. Essa iniciativa objetiva a cultura empreendedora desde a formação educacional dos jovens formandos.
Rafael de Souza Cavassani, técnico-agrícola com habilitação em agropecuária e um dos jovens contemplados, conta que estudou por três anos na escola-técnica, e durante sua formação participou de cursos no ramo apícola, como: capacitação em empreendedorismo, gestão ambiental, marketing, técnicas de manejo e produção apícola, divididos em nove etapas.
?A perspectiva para o mercado de trabalho é muito boa, além de estar formado, agora conto com instrumentos para iniciar minhas atividades empreendedoras na produção de mel, conta Cavassini?. Para o jovem produtor, essa é uma grande oportunidade de aumentar a renda de sua família. Ele ainda pretende comercializar sua produção em todo o cone sul do estado de Rondônia.
Durante a entrega dos kits, realizada na escola técnica em Colorado, o presidente do Instituto Cooperforte frisou a importância dessas iniciativas. José Rogaciário valorizou a iniciativa pela participação dos jovens. ?Essa capacitação técnica aplicada ao agro negócio cria uma nova perspectiva para o jovem rural, e dá a ele a oportunidade de formação, não ficando apenas com o conhecimento familiar, que muitas vezes representa apenas uma cultura de subsistência? frisou o presidente.
Paulo César Alvim, gerente da unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional, enfatizou o alcance dessa ação. ?Formações como essa fazem com que os jovens atuantes na zona rural deixem de plantar para sobreviver e comecem a plantar por melhores condições?, disse Alvim.
Parcerias
Após a entrega dos kits, o presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário, acompanhado dos técnicos do Sebrae nacional, além de seu superintendente em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, foram à Prefeitura de Vilhena e reuniram-se com o Secretário de Planejamento do município, Heitor Tinti Batista.
Durante o encontro foram discutidas parcerias entre o Instituto, o Sebrae e a Prefeitura Municipal na área de apicultura. A COOAPA ? Cooperativa Apícola Portal da Amazônia, que recentemente foi completamente reformada com investimentos do Cooperforte e Sebrae, também foi visitada pela comitiva .
São parceiros do projeto Jovem Empreendedor Ruaral a COOAPA ? Cooperativa Apícola Portal da Amazônia, as Prefeituras de Vilhena e Colorado D?Oeste e a Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!