Início das aulas volta para 15 de fevereiro no próximo ano

Início das aulas volta para 15 de fevereiro no próximo ano

Início das aulas volta para 15 de fevereiro no próximo ano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O líder do Governo do Estado na Assembléia Legislativa, deputado Tiziu Jidalias (PMDB) anunciou hoje, (13), da tribuna do Plenário, o encaminhamento de Projeto de Lei que altera o ano letivo das escolas da rede pública estadual para o dia 15 de fevereiro de cada ano ou para o primeiro dia último subseqüente, quando este recair em final de semana ou feriado. No ano passado, a Assembléia aprovou projeto de autoria do Poder Executivo que estabeleceu o início das aulas em 1º de março de cada ano.
 
- Após ouvirmos as bases nos municípios, chegamos à conclusão que a melhor data para o início das aulas é no dia 15 de fevereiro. Daí fazermos agora essa correção – justificou o parlamentar.
 
Na continuidade do pronunciamento Tiziu Jidalias fez um chamamento aos trabalhadores e sindicalistas para que não façam greve. Segundo o deputado a possibilidade de paralisação dos trabalhadores do setor público foi discutida durante encontro com a presença de José Dirceu, do PT, quando, recentemente, visitou o Estado. O líder do Governo disse que Rondônia já está tendo prejuízos com a crise econômica mundial. “Greve neste momento representa irresponsabilidade de quem não tem compromisso com Rondônia”. O Estado já foi penalizado com a perda de R$ 53 milhões do Fundo de Participação dos Estados (FPE) advindos do Governo Federal. Segundo Tiziu algumas Prefeituras de municípios pequenos já tem sérias dificuldades do pagamento de Folha Salarial.
 
O parlamentar foi aparteado pelo deputado Miguel Sena do PV, que comentou o caráter político de qualquer paralisação atualmente. Sena disse que a orquestração do movimento grevista visa antecipar o calendário eleitoral do ano que vem. Sena estranha que a proposta parta de setores que não cobram os atrasos de obras do governo federal e nem criticam a situação caótica da saúde em Porto Velho. “É a única Capital que não conta com um pronto-socorro municipal, onde os profissionais da saúde ganham mal e os postos de saúde estão em situação precária”.
 
Também em aparte ao líder do Governo, o deputado Maurinho Silva, do PSDB, disse que o governo do Estado deveria antecipar uma mensagem com proposta de reposição salarial para evitar a greve.   Tiziu Jidalias destacou que recentemente a Assembléia aprovou a ampliação do teto para o salário do Governador do Estado a fim de possibilitar que outras categorias profissionais pudessem ter reajustes na remuneração e não o aumento do salário do Chefe do Poder Executivo.
 
O deputado Amauri dos Santos, do PMDB, também confirmou que a crise econômica mundial está prejudicando o desenvolvimento de Rondônia e que o excesso de isenções fiscais dadas pelo governo federal tem prejudicado a economia brasileira, diminuindo os repasses para os Estados.
 
Tiziu Jidalias finalizou o pronunciamento elogiando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores. “Como bom sindicalista que foi, sabe a hora de recuar e de avançar. E o presidente conclamou, recentemente, através da mídia, os trabalhadores a não fazerem greve neste momento de crise econômica sob pena de colocarem   em risco o desenvolvimento brasileiro”, concluiu.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS