Estado intensifica ações de prevenção da tuberculose nos presídios

Estado intensifica ações de prevenção da tuberculose nos presídios

Estado intensifica ações de prevenção da tuberculose nos presídios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O Governo de Rondônia iniciou nesta segunda-feira (13) uma importante ação de saúde no Complexo Prisional de Porto Velho. Trata-se da “Busca Ativa de Casos de Tuberculose”, um trabalho que está sendo executado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) em parceria com a Coordenação Estadual de Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com a gerente de Saúde Penitenciária da Sejus, Adriana Tibúrcio, os principais objetivos da operação é identificar os casos incidentes, reincidentes e resistentes da doença. “Estão sendo analisados todos aqueles que apresentam sinais de sintomas e comunicantes destes, com o fim de diminuir a incidência da enfermidade na Capital. Tudo está sendo feito conforme o protocolo do Ministério da Saúde”, explicou.

O secretário de Justiça, Gilvan Ferro, destacou a importância deste trabalho de prevenção em prol da saúde da massa carcerária. “Manter e zelar pela saúde do preso é uma das prerrogativas e exigências da Lei de Execuções Penais, e por isso, o governador Ivo Cassol e o vice João Cahulla exigem atenção especial nesta questão”, afirma.


Gilvan disse ainda que, de acordo com estatísticas do município, a incidência da doença tem crescido na cidade, o que leva o Estado a intensificar ainda mais as ações de prevenção. O chamado Teste Tuberculínico (PPD) estará sendo feito até esta terça-feira (14) nas penitenciárias Ênio dos Santos Pinheiro, Edvan Mariano Rosendo, Feminina, na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, no Centro de Detenção Provisória e Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS