Seduc discute referenciais curriculares para o Estado de Rondônia

Seduc discute referenciais curriculares para o Estado de Rondônia

Seduc discute referenciais curriculares para o Estado de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desta terça (07) até a quinta-feira (09) a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, um encontro visando à discussão de projeto curricular para a Educação Estadual. O evento, oficialmente denominado “Encontro para Discussão e Elaboração da Versão Preliminar do Projeto de Reformulação e Construção dos Referenciais Curriculares para a Educação Básica do Estado de Rondônia”, terá como ministrante a consultora em gestão educacional, Raquel Volpato Serbino, licenciada em pedagogia pela UNESP, com pós-doutorado em educação pela USP e especialista em administração escolar pela Universidade de Bauru-SP. O público alvo é formado pela Coordenação Geral, Comissão de Currículo da Seduc, Coordenadores Pedagógicos das Representações de Ensino, Representantes de Gerências e Núcleos e Instituições Educacionais.   

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária Estadual de Educação, professora Marli Cahulla; da coordenadora pedagógica Irany Freire Bento; da gerente de Educação, Sônia Casimiro; da subgerente do Ensino Médio, Aparecida Meirelles, além da ministrante.

Analisando os caminhos percorridos para que se conseguisse atingir o atual estágio do projeto, a secretária Marli Cahulla considera que o trabalho da equipe rendeu bons frutos.  “Os gestores são testemunhas do quanto eu pedi esse envolvimento e colaboração para a construção desta proposta. A responsabilidade é muito grande, pois a construção do conhecimento na escola envolve educandos e educadores, com muita organização. É um trabalho complexo, que abrange toda a família da educação, mas precisamos estar aptos a enfrentá-lo. Fazendo uma analogia com a gestação humana, digo que nossos trabalhos de construção do projeto dos referenciais curriculares realmente merecem essa qualificação, pois foi uma luta de nove meses, empreendida por nossas grandes profissionais da equipe pedagógica. Que tudo o que vocês educadores aprenderem aqui nestes três dias, possa surtir efeito em seus municípios” – enfatiza a secretária Estadual da Educação. A titular da educação aproveitou a oportunidade para comunicar aos gestores sobre a aquisição de equipamentos para as escolas. Informou que nos próximos dois meses as escolas estarão recebendo móveis para secretarias, bibliotecas, mesas para professores, além de computadores.

De acordo com Irany Freire, os trabalhos de criação do projeto curricular caminham de forma satisfatória rumo ao desfecho esperado pela comunidade escolar do Estado de Rondônia. “Assim que a professora Marli assumiu como secretária da Educação, fui incumbida de acelerar os trabalhos referentes ao projeto dos referenciais curriculares, pois já existia um projeto na Gerência de Educação e também um Plano Estadual de Educação que precisavam caminhar de forma paralela. Esse trabalho está sendo construído por várias mãos. Formamos um grupo comprometido em atender as necessidades da Educação de Rondônia, englobando equipe pedagógica, além de gestores e professores, pois em todas as visitas ao interior do Estado a professora Marli Cahulla tem enfatizado a importância da participação de todos no processo educacional. E isto realmente está acontecendo” – observou a coordenadora pedagógica.

Raquel Volpato Serbino explica como será o andamento dos trabalhos nos três dias do encontro. “A Seduc está preparando os parâmetros curriculares específicos para o Estado de Rondônia. Elaboramos um plano de ação para ser discutido com todas as representações regionais para construir as novas diretrizes curriculares do Estado. Não foi possível seguir uma única diretriz para todo o Brasil, em virtude das diversidades regionais. Assim, os estados começaram a construir seus próprios referenciais curriculares, abordando os temas, os objetivos e a metodologia de acordo com a realidade local. Por exemplo: o que se deve discutir na disciplina de geografia em Rondônia, diferentemente do que se discute no Rio Grande do Sul? É um projeto muito bonito, com base de consulta on-line para que todos os professores possam dar sua opinião sobre a proposta apresentada. Está garantida ampla participação. Todos os que tiverem algo a dizer, terão assegurado seu direito de opinar” – explica a consultora em gestão educacional.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS