Novo modelo de vestibular pode ser aplicado em 2009, diz MEC

Novo modelo de vestibular pode ser aplicado em 2009, diz MEC

Novo modelo de vestibular pode ser aplicado em 2009, diz MEC

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou nesta terça-feira que a aplicação do novo modelo de vestibular pode ser feita ainda este ano. O ministério irá começar pela avaliação dos reitores das instituições federais para analisar a possibilidade de implementação ainda em 2009.

“Dependemos de uma resposta das instituições, começando pelas federais. Teremos semana que vem uma reunião com o colegiado de reitores e, a partir daí, vamos julgar conveniência de aplicar neste ano ou no próximo”, disse.

Na noite de segunda-feira, o MEC entregou à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, uma proposta de substituição do vestibular das universidades. O documento é para análise e discussão da entidade, que reúne os 55 reitores das universidades federais.

Para Haddad, a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que poderá substituir os vestibulares tradicionais, irá criar um novo conceito de ensino. A expectativa do Ministério é que o novo modelo ajude a reorganizar o currículo do ensino médio, permita maior mobilidade de estudantes entre as universidades e que o benefício alcance instituições públicas e privadas, mediante adesão.

“Espero que nós possamos dar um passo na direção correta criando um novo conceito, combinando as virtudes do Enem com as virtudes do vestibular tradicional. Ou seja, aquele dia difícil que é o dia do vestibular vai ser superado por um sistema mais eficiente, no qual o aluno poderá fazer várias provas e usar eventualmente a melhor nota”, destacou Haddad.

A proposta do MEC é que o exame tenha 50 itens de múltipa escolha, totalizando 200 questões. Atualmente a prova conta com 63 questões e uma redação. Segundo informou o ministro, o exame será composto por quatro testes, um para cada área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (incluindo redação), Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Já o conjunto de conteúdos, segundo informou o ministro, será construído em parceria com as universidades que aderirem ao novo sistema. Haddad acredita que, os vestibulares, como estão propostos hoje, privilegiam a memorização, em detrimento da capacidade de análise crítica dos estudantes.

“O vestibular nos moldes de hoje produz efeitos deletérios sobre o currículo do ensino médio, que está cada vez mais voltado para a ‘decoreba’. Na verdade, a proposta não é acabar com a memorização, mas evitar uma ênfase excessiva da memorização”, acrescentou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS