Governador Ivo Cassol participará de evento no Mato Grosso para discutir ações contra o aquecimento global

Governador Ivo Cassol participará de evento no Mato Grosso para discutir ações contra o aquecimento global

Governador Ivo Cassol participará de evento no Mato Grosso para discutir ações contra o aquecimento global

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cuiabá sedia na próxima semana, nos dias 1º e 2 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, o XIV Katoomba Global Meeting – “Evitando o Desmatamento na Amazônia através dos mercados PES”. O evento, promovido anualmente pelo The Katoomba Group e Forest Trends, nesta edição conta com a parceria do Governo de Mato Grosso por meio das secretarias de Estado do Meio Ambiente, Planejamento, Casa Militar e Casa Civil e ONGs ambientais como o Instituto Centro Vida (ICV).

     
O Katoomba Meeting é um encontro mundial onde são debatidas ações visando o desenvolvimento sustentável. O evento trará para Mato Grosso autoridades nacionais e internacionais, ambientalistas e representantes da sociedade civil organizada que estarão discutindo questões como as mais recentes iniciativas para controlar o desmatamento na região Amazônica Brasileira, mudanças climáticas, implantação de medidas para redução de emissão de gases por desmatamento e degradação da terra - conhecido por REDD e o pagamento pela prestação de serviços ambientais, como o mercado da água pode contribuir para a conservação na região Amazônica , o surgimento de mercados de biodiversidade e como podem ser aplicados no Brasil e, como conciliar os desafios atuais com futuras soluções econômicas e ambientais contra o desmatamento na região amazônica, entre outras.
     
A XIV edição do encontro foi dividida em dois momentos. No primeiro, nos dias 1º e 2 de abril, serão realizados os fóruns, abertos aos participantes inscritos – cerca de mil pessoas -, que acontecerá no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Nos dias 3 e 4 de abril, acontecem no Hotel SESC Pantanal, em Poconé, reuniões técnica e científicas entre autoridades e pesquisadores.
     
O secretário de estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan disse que hoje, em decorrência das iniciativas implementadas pelo governo visando a preservação e o desenvolvimento sustentável, Mato Grosso vem sendo visto como uma referência entre os estado. “Estamos todos, poder público produtores e organismos não governamentais comprometidos com o meio ambiente, com a redução do desmatamento, a conservação do ecossistema e o desenvolvimento sustentável”, salientou o secretário que nesta sexta-feira acompanha a comitiva de embaixadores de 13 países membros da União Européia em agenda no Estado visando estreitar o relacionamento desses países com Mato Grosso por meio de uma interação maior com o sistema de produção e programas de preservação ambiental.
     
PROGRAMAÇÃO - Durante o XIV Katoomba Global Meeting os governadores da Amazônia Legal - de Mato Grosso, Blairo Maggi; do Amazonas, Eduardo Braga; do Acre, Arnóbio Marques; do Pará, Ana Júlia Carepa; do Amapá, Waldez Góes; de Rondônia, Ivo Cassol; do Tocantisns, Marcelo Miranda e de Roraima, José de Anchieta Junior -, estarão discutindo ações estratégicas e de cooperação na luta contra o aquecimento global e estratégias para conter o desmatamento na região entre outros temas.
     
Esse fórum acontecerá no dia 1º de abril, às 11:30 horas, logo após a solenidade de abertura do evento, com a participação do governador Blairo Maggi e do representante da Forest Trend Michael Jenkis, e das palavras do secretário de Energia e Mudanças Climáticas da Califórnia (EUA).
     
Durante o encontro, o Governo do Estado estará lançando uma série de medidas constantes da agenda verde, como o programa MT Legal de cadastramento e licenciamento ambiental; o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento, o Fórum de Mudanças Climáticas e uma proposta de implementação do REDD para Mato Grosso, entre outros.

     

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS