Carga horária de 30 horas: Coren-RO participa de Ato de Mobilização Nacional na Câmara dos Deputados

Carga horária de 30 horas: Coren-RO participa de Ato de Mobilização Nacional na Câmara dos Deputados

Carga horária de 30 horas: Coren-RO participa de Ato de Mobilização Nacional na Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) participou nesta quarta-feira (25), em Brasília, do Ato Público de Mobilização Nacional pela aprovação do Projeto de Lei que trata da redução da carga horária semanal da categoria para 30 horas de trabalho. O evento foi promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Conselhos Regionais, Sindicatos e demais entidades representativas da classe.
O movimento, que levou mais de 2,5 mil profissionais da saúde ao Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, ganhou o apoio do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB). Outros 93 deputados federais também firmaram o compromisso de votar a favor do Projeto de Lei nº 1891/07, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que estabelece a regra para esses trabalhadores e tramita apensada ao Projeto de Lei 2295/00, já aprovado pelo Senado. Segundo o Cofen, o Ato foi o maior movimento de uma profissão registrado nas dependências da Câmara Federal. Os profissionais de enfermagem somam 1,4 milhão no País.
Além do presidente do Coren-RO, Francisco Carlos, estiveram presentes ao Ato os conselheiros: Diogo do Casal; Givanilde Nogueira; Jussara Barcelos; e Ângela Ribeiro. Foi registrada também a participação de cerca de 50 profissionais de Porto Velho, através do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia, com o apoio do parlamentar rondoniense.
“Esta mobilização deve continuar de forma permanente até a aprovação do Projeto. Além de garantir a valorização do profissional que ficará menos exposto às situações de risco inerentes à profissão, a redução da carga horária vai contribuir para o aumento da qualidade na prestação dos serviços de saúde aos usuários”, destacou Francisco Carlos.
Na oportunidade, o presidente do Cofen, o rondoniense Manoel Neri, destacou que o desafio é a construção de um sistema de saúde universal, equânime, integral e resolutivo. “Torna-se imprescindível melhorar as condições de trabalho e promover a qualidade de vida dos trabalhadores para se alcançar a melhoria nas ações e serviços de saúde”, afirmou.
Todos os parlamentares presentes ao ato alertaram para que os enfermeiros, auxiliares e técnicos mantenham a mobilização, no sentido de cobrarem de seus representantes federais o apoio dado à Jornada de 30 horas.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS