Fecomércio e Sitracom não chegam a acordo e salário do comerciário pode ser prejudicado

Fecomércio e Sitracom não chegam a acordo e salário do comerciário pode ser prejudicado

Fecomércio e Sitracom não chegam a acordo e salário do comerciário pode ser prejudicado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Terminou sem acordo a rodada de  negociação da convenção coletiva de trabalho firmada entre a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo - Fecomércio,  e seus sindicatos filiados, com os Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Interior - Sitracon, realizada nesta terça-feira, 24,  no município de Vilhena. A proposta da convenção, com 78 cláusulas acabou prejudicada por falta de entendimento entre as partes visto que o sindicato dos empregados se mostrou irredutível na exigência de um salário base com uma correção de 12% equivalente a um reajuste de 250,00 sobre o piso atual que é de 450,00, que elevaria   o salário para o valor de R$-700,00.

 

O posicionamento do Sitracom acabou prejudicando dezenas de outros ganhos que já haviam sido concedidos pela Fecomércio aos trabalhadores. Desta forma, toda a contra-proposta apresentada pelos empregadores foi retirada  e uma nova rodada, marcada para o dia 09 de Abril, em Porto Velho, deverá ser retomada.

 

Para a comissão de negociação dos empresários, a proposta do sindicato dos comerciários foi considerada “absurda” diante da grave crise se apresenta hoje na economia mundial com reflexos nada animadores para o Brasil.  Os empresários defendem que o representante dos trabalhadores deveria agir com bom senso e entender que o momento não é de pressão.        “Devemos todos procurar meios sustentáveis para se manter as empresas funcionando e, com isso, garantir os empregos dos trabalhadores”, disse o presidente da Fecomércio Francisco Linhares.

 

Outro ponto bastante polemico da negociação foi a cláusula em que o Sitracom pede uma contribuição negocial, que deveria ser paga pelos empresários em favor do sindicato, valor de R$ 30,00 por empregado durante o ano. Esse montante, que numa somatória pelo menor parâmetro, acaba gerando uma receita acima dos 300 mil reais que seria utilizado a critério  da direção do sindicato sem que prove um  benefício direto para o trabalhador.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS