CULTURA - Equipe do projeto RUMOS vem a Porto Velho lançar editais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Porto Velho (RO) recebe as equipes do Itaú Cultural nos dias 27 e 28, para debater os processos de criação
Depois de João Pessoa (PB), Recife (PE), Porto Velho (RO) e Macapá (AP), segue, em abril, para Boa Vista (RR), Belém (PR), Manaus (AM), Aracaju (SE), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI) e Maceió (AL). Somando 58 atividades, incluindo o lançamento em São Paulo, a itinerância fecha na região sul – Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba – no final de abril, quando terá passado pelas 27 capitais do país.
Representando
Às 19h desta quinta-feira, Prado ministra a palestra Processos de Criação, na qual trata das experimentações com arte e tecnologia considerando que, nas últimas décadas, vêm se multiplicando com a utilização, pelos artistas, de diversas formas de criação, produção e distribuição. A intenção desta apresentação, de acordo com ele, é fazer um breve panorama da produção nesta área, apontando alguns artistas e a diversidade da produção contemporânea no segmento. Já Alejandro Ahmed fala sobre Pré-determinação e Adaptabilidade - O Corpo em Questão no Grupo Cena 11, onde discute a ideia que tem do corpo e com a qual estrutura as montagens da companhia e faz as suas investigações por meio de três temas principais: A Construção do Corpo Não Banal; Dança, Corpo e Tecnologia, e Dança e Design, Adaptabilidade como Ferramenta.
Pernambuco
Em Recife, dias 26 e 27 de março, Guilherme Kujawski, coordenador do Itaulab (Núcleo de Arte e Tecnologia do
Às 19h de quinta-feira, Cecília Almeida Salles realiza a palestra Processos de Criação, onde trata das discussões sobre processo de criação para uma reflexão crítica sobre a arte. Para ela, a discussão da produção artística, em geral, e também das últimas décadas, em particular, é permeada por questões de extrema importância. Segundo a professora, tal questionamento nos transporta para as histórias das construções das obras, preservadas nos documentos das gavetas dos artistas. Ela conclui, no entanto, que esses registros precisam sair do âmbito da curiosidade e entrar para o campo da produção de conhecimento sobre o processo de criação.
No dia seguinte, das 14h às 17h, Viktor Chagas, da fundação ligada à rede social Overmundo (overmundo.com.br), faz a oficina Introdução à Web Colaborativa, com o objetivo de desmistificar a internet e o processo de escrita e de mostrar como a web 2.0 pode fazer diferença no dia-a-dia do usuário. Com aulas práticas e lúdicas, ele dá noções básicas de como ampliar o repertório dos canais possíveis para difusão de conteúdo na web e como utilizá-lo.
Já às 19h da sexta-feira, é a vez de Patricia Moran falar sobre A Experimentação como Acontecimento do Agora, no Agora. Para ela, manifestações da contemporaneidade, como projeções de imagens, vídeoinstalações com sensores e sistemas interativos têm como pressuposto existir apenas com a presença do espectador, ou seja, estes trabalhos convocam à experimentação e interação.
Rondônia
Dias 27 e 28 de março, o grupo do
Na sexta-feira, 27,
No sábado, é a vez de Fábio Malini ministrar a oficina de jornalismo cultural Blogs, Estilos Textuais e a Construção da Reputação em Rede, das 9h30 às 12h30 , e das 14h às 18 h. A atividade aborda o estado geral da blogosfera brasileira, mostrando os diferentes formatos e estilos textuais dos blogs brasileiros que predominaram durante os últimos 10 anos na rede. Também discute o estado da blogosfera local em cada um dos Estados onde é realizada e propõe exercícios de produção de textos para blogs, técnicas de construção de reputação e relevância em blogs. No final, haverá um debate sobre os principais dilemas da prática blogueira.
Rumos
Pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea, em 12 anos o programa Rumos já recebeu mais de 18 mil inscrições e apoiou o desenvolvimento de 794 projetos em Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Música, Dança, Literatura, Arte e Tecnologia, Educação, Pesquisa Acadêmica e Jornalismo Cultural. Até hoje, já atingiu mais de 2 milhões de pessoas em todo o país.
Neste ano, os novos editais do programa Rumos (Arte Cibernética; Cinema e Vídeo – nesta edição com foco diferenciado dos anteriores, indo além do documentário –; Dança; e Jornalismo Cultural) abriram as inscrições no dia 4 de março. Com exceção de Jornalismo Cultural (que encerra no dia 31 de julho), o prazo para se inscrever é até 29 de maio. A seleção dos projetos será feita por comissões autônomas formadas por especialistas nas áreas contempladas e um representante do Itaú Cultural. Os resultados serão divulgados no segundo semestre de 2009. Em todos os casos, a divulgação será feita por meio da imprensa e do site da instituição www.itaucultural.org.br/rumos, onde se encontram os quatro editais e por meio do qual deve se fazer a inscrição gratuita.
No total, o Rumos 2009 tem nove ações em andamento, somando ao lançamento dos quatro editais a difusão dos trabalhos selecionados em Artes Visuais – com uma exposição recém-inaugurada em São Paulo que, depois, seguirá para mais quatro cidades – e em Educação, Cultura e Arte, com uma série de seminários. A esta ação soma-se o cruzamento de entrevistas realizadas junto aos inscritos dando início a um mapeamento que traça o perfil dos artistas e educadores nas diferentes regiões do país.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!