SUS inclui mais uma droga no tratamento de tuberculose

SUS inclui mais uma droga no tratamento de tuberculose

SUS inclui mais uma droga no tratamento de tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sistema Único de Saúde (SUS) adotará a partir do segundo semestre uma nova droga, a quarta, no tratamento de tuberculose. O esquema reduz de 6 para 2 comprimidos diários a serem ingeridos pelo paciente, evitando que o tratamento seja abandonado e diminuindo o custo. Desde 2008, entidades reivindicavam a mudança. O anúncio foi feito ontem pelo Ministério da Saúde na abertura do 3º Fórum Mundial Stop TB, evento que acontece no Rio.

O enviado especial das Nações Unidas na luta contra a tuberculose, Jorge Sampaio, estimou durante o evento que até 2015 uma nova vacina deve ser aprovada. Atualmente, a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), disponível há 85 anos e incluída no calendário do Programa Nacional de Imunizações, não é considerada eficaz no controle da epidemia no mundo. Com 72 mil novos registros de tuberculose em 2008, o Brasil é o 16º país em números absolutos dessa doença.

O Ministério da Saúde está em negociações com o laboratório indiano que produz o novo medicamento a ser incluído no SUS para assinar um tratado de transferência de tecnologia. Com o acordo, dentro de alguns anos o remédio poderá ser produzido no País, pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fiocruz. Apesar de existir tratamento, a tuberculose ainda mata cerca de 2 milhões de pessoas a cada ano no mundo. Só no Brasil, a moléstia provoca em torno de 5 mil óbitos por ano.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS