SESI participa da campanha de prevenção da tuberculose

SESI participa da campanha de prevenção da tuberculose

SESI participa da campanha de prevenção da tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Ministério da Saúde participa, em todo o Brasil, da campanha de prevenção da tuberculose no dia mundial de combate a doença (24 de março).

 

A campanha conta com a participação de trinta e oito mil profissionais como educadores, médicos e técnicos em saúde realizando ações objetivando prevenir, orientar, diagnosticar e assim como é o tratamento da tuberculose, doença que atinge milhares de brasileiros.

 

De acordo com a coordenadora de Saúde do SESI Estadual, Flávia Almeida o Brasil ocupa o décimo sexto lugar entre os países com mais casos de tuberculose. “Um em cada quatro doentes que iniciam o tratamento desistem de tomar os medicamentos antes dos seis meses necessários para se curar”, ressalta.

 

Flávia explica ainda que “a tuberculose é uma doença grave, mas que tem cura, porém se o doente não seguir a risca o tratamento, a tuberculose pode levar a morte. Então quanto mais cedo à doença for diagnosticada, mais rápida será a cura”.

 

O médico responsável pelo SESI Clínica em Porto Velho, Rached Mohamoud Ali cita os resultados de uma pesquisa realizada em 2008 pelo Ministério da Saúde afirmando que o número de casos no Brasil chega aos cinqüenta milhões de pessoas infectadas, cerca de cento e onze mil novos casos e ainda seis mil mortes anuais.

 

“No Brasil, a tuberculose é a nona causa de internações causadas por doenças infecciosas, à sétima em gastos com internações no Sistema Único de Saúde (SUS) e a quarta causadora de mortes”, afirma Rached que acrescenta – “O sintoma mais freqüente da tuberculose pulmonar é a tosse, muitas vezes acompanhada de escarro. Mesmo quem fuma ou acha que só está com uma gripe mal curada deve ficar atento aos sintomas que acompanham a tuberculose: tosse com catarro por mais de três semanas; febre baixa no fim do dia; suor durante a noite; cansaço, dor no peito e nas costas; perda de apetite e emagrecimento”.

Segundo o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) e a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEDAM) existem em Rondônia cerca de quinhentos e cinqüenta casos de tuberculose registrados no estado, cuja incidência é de 37% para cada cem mil habitantes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS