Fonoaudiologia da São Lucas em Obra Científica sobre Dimensões da Saúde

Fonoaudiologia da São Lucas em Obra Científica sobre Dimensões da Saúde

Fonoaudiologia da São Lucas em Obra Científica sobre Dimensões da Saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aconteceu nesta quinta-feira, 19 de março, em Itajaí (SC), o lançamento, pela Editora Santos, do livro “Dialogando com o Coletivo: Dimensões da Saúde na Fonoaudiologia”, obra organizada pela Doutora Marileda Cattelan Tomé que discute os conceitos que fundamentam as práticas fonoaudiológicas na coletividade e apresenta relatos de experiências de pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Faculdade São Lucas (FSL-RO). A Professora Mestre Isabel Cristiane Kuniyoshi, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas (FSL), participou da elaboração do capítulo intitulado "Devolutiva em Audiologia Infantil: um processo que faz a diferença", junto com as também fonoaudiólogas MSc. Débora Frizzo Pagnossim, MSc. Indiara de Mesquita Fialho, Dra. Simone Mariotto Roggia e MSc. Karla Jean Zimmermann de Almeida.

Segundo a Professora Isabel Kuniyoshi, no diagnóstico de deficiência auditiva infantil, o processo de devolutiva nem sempre recebe a atenção devida por parte dos profissionais. Entende-se por devolutiva, o momento em que os resultados dos exames são informados à família e são trabalhadas as primeiras orientações e encaminhamentos. Segundo Isabel Kuniyoshi, Coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, referência em todo o estado, em alguns casos restringe-se à entrega dos exames e à realização de encaminhamentos sem considerar o estado emocional com que a família recebe a notícia. “Considerado como um momento tão importante quanto a determinação do diagnóstico, a devolutiva pode fazer a diferença conduzindo ao sucesso ou insucesso dos procedimentos que se seguem e que influenciam sobremaneira no desenvolvimento da criança deficiente auditiva”, acrescentou a especialista da FSL.

De acordo com a Professora Mestre Isabel Kuniyoshi, o diagnóstico de deficiência auditiva infantil feito o mais cedo possível só tem sentido se a intervenção também for imediata, de forma a minimizar os prejuízos no desenvolvimento de linguagem, social e educacional da criança. O livro “Dialogando com o Coletivo: Dimensões da Saúde na Fonoaudiologia”, da Editora Santos, é disposto em duas parte, contendo 13 Capítulos: Fonoaudiologia e Sistema Único de Saúde; Unidade de saúde como campo de ressignificações; O cotidiano da unidade de saúde: um espaço para reflexão; A comunicação humana é um atributo de saúde?; A interdisciplinaridade na formação do fonoaudiólogo; Participação social: o desafio do exercício do controle social, compromisso do fonoaudiólogo; Grupos, instituições e processos grupais; O lugar dos pais na Clínica Fonoaudiológica; Um ensaio sobre a intervenção fonoaudiológica com famílias; Extensão universitária como prática do exercício profissional na coletividade: relato de experiência; Fonoaudiologia e psicopedagogia: práticas interdisciplinares na educação infantil; Perda auditiva na percepção de idosos; e Devolutiva em audiologia infantil: um processo que faz a diferença.

 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS