Uma das maiores audiências públicas já realizadas na Câmara dos Deputados vai acontecer na próxima quarta-feira (25). Idealizada e organizada pelo deputado federal Mauro Nazif, a Mobilização Nacional Pela Redução da Jornada de Enfermagem vai acontecer no auditório Nereu Ramos, da Câmara, e será transmitida ao vivo em diversos canais de TV paga e pela TV Câmara.
Mauro Nazif é autor do Projeto de Lei 1.891/2007 que reduz a carga horária de trabalho dos enfermeiros de 40 para 30 horas semanais. A grande luta do parlamentar pela redução da carga horária de trabalho sem,anal da categoria, prende-se, segundo ele, primordialmente a preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Conforme justificativa do parlamentar, a Constituição Federal fixou, no art. 7º, inciso XIII, a duração do trabalho em 8 horas diárias e 44 semanais. Algumas atividades, entretanto, exigem mais do trabalhador, levando-o mais rapidamente à fadiga, pelo desgaste físico ou psicológico. Sua produtividade fica comprometida, e o trabalhador exposto a doenças profissionais e acidentes de trabalho. Em conseqüência, os usuários dos seus serviços também correm riscos maiores.
Todas as entidades sindicais e associativas referentes à categoria dos enfermeiros foram convidadas pelo deputado Nazif para participarem do evento que já tem a presença confirmada do Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. O Cofen – Conselho Federal de Enfermagem que hoje é dirigido por um rondoniense também já respondeu ao convite do parlamentar e confirmou presença. Delegações de todo o Brasil já confirmaram suas participações e uma das maiores participações será do Estado de São Paulo com mais de 30 ônibus registrados para chegarem em Brasília na noite de terça-feira (24).
Está sendo aguardada uma participação de aproximadamente 1.600 pessoas, sendo que 400 serão instaladas no auditório Nereu Ramos e o restante assistirá à audiência em telões colocados em ambientes especiais do Anexo II da Câmara. Michel Temer, presidente da casa, elogiou o trabalho realizado por Mauro Nazif e garantiu presença na Mesa de Honra