Medicina da São Lucas lança Guia Ambulatorial Básico

Medicina da São Lucas lança Guia Ambulatorial Básico

Medicina da São Lucas lança Guia Ambulatorial Básico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Não basta simplesmente fazer, é preciso fazer com a alma”, destacou a Diretora Geral da Faculdade São Lucas, Doutora Maria Eliza de Aguiar e Silva, durante o lançamento do Guia Ambulatorial Básico, no auditório da instituição. Ela salientou a importância do Guia, enaltecendo o trabalho realizado por professores e acadêmicos. “É a transformação de conhecimentos em prol da sociedade, principalmente porque o Guia é resultado da difusão de idéias baseadas na ética e com o espírito humanitário”, disse a diretora, destacando, ainda, que a atuação dos professores transforma a vida dos alunos. O Professor Doutor José Dettoni, Diretor Acadêmico da Faculdade São Lucas, enalteceu a iniciativa, acentuando que a produção do Guia Ambulatorial Básico é um grande exemplo que o Departamento de Medicina dá aos demais cursos da instituição, principalmente em termos de criatividade. 

De acordo com o Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, coordenador do Departamento de Medicina, o Guia Ambulatorial Básico é resultado do exercício da medicina praticado por profissionais e acadêmicos do Departamento de Medicina da Faculdade São Lucas. “A Escola Médica só existe quando começa a definir conduta e permitir o exercício intelectual dos alunos. A Faculdade São Lucas sempre possibilita oportunidades dessa natureza, principalmente porque a Doutora Maria Eliza abre espaço para a realização desse tipo de trabalho”, acrescentou. Presente ao evento, o secretário estadual de Saúde, médico Milton Moreira, destacou a importância da iniciativa e enalteceu a atuação da Faculdade São Lucas em eventos na área de saúde. “A arte de ensinar é árdua e complicada, e o pioneirismo sempre permite a abertura de novos caminhos”, disse o titular da Sesau, citando o trabalho de Marcos Parente e Máira Santiago, coordenadores acadêmicos do Guia, como exemplos para outros jovens autores. “Sempre buscamos, com o espírito inovador, a arte de cuidar da saúde das pessoas, e é com base em novos livros que poderemos compartilhar conhecimentos. Tenham a certeza de que obras de autoria de alunos farão parte do acervo das bibliotecas. O Guia Ambulatorial Básico é um trabalho que enche Rondônia de orgulho”, assinalou Moreira.

“Humanizar é praticamente impossível porque somos seres humanos, mas o Guia que ora está sendo lançado representa um avanço importante em todo esse processo”, disse o Professor Doutor Orlando Leite, do Departamento de Medicina da Faculdade São Lucas. Segundo ele, a obra é um grande passo para a Faculdade São Lucas no que se refere à normatização de tudo o que a medicina preconiza em prol dos pacientes. O acadêmico Marcos Parente citou o momento como de concretização de um sonho acalentado ao longo de 24 meses, tempo de elaboração do Guia. “A idéia do livro tomou conta do Departamento de Medicina, tendo em vista sua importância para a medicina”, disse Parente, destacando o apoio da diretoria e dos professores envolvidos no projeto. “Temos certeza de que estamos no caminho certo para a formação técnica e ética na Escola de Medicina da Faculdade São Lucas”, acrescentou. Máira Santiago mencionou que a formação médica busca o aprimoramento constante e que o Guia Ambulatorial Básico faz parte dessa evolução. “O livro uniformiza e adequa condutas à realidade regional, além de agregar valores ao Curso de Medicina da Faculdade São Lucas”, complementou.   

O Guia Ambulatorial Básico é uma referência na auto-condução da prática acadêmica ambulatorial, indispensável à formação dos futuros médicos, tendo em vista que, na atualidade, é imprescindível que os serviços de saúde tenham seus protocolos embasados no conhecimento técnico-científico. O Guia faz parte da construção responsável da formação dos futuros médicos da Faculdade. A obra foi elaborada sob a coordenação acadêmica de Marcos Paulo Parente Araújo e Máira Santiago Pires, com a supervisão geral do Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, Coordenador Geral do Departamento de Medicina da Faculdade São Lucas. 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS