O Secretário de Meio Ambiente do Município de Cacoal, Flávio Araújo, esteve reunido no último dia 13 em Porto Velho, com a Diretora do Programa de Recuperação de Mata Ciliar da SEDAM, Kátia Casula, para garantir a inclusão do município no programa que será lançado pelo Governo Estadual no próximo dia 23 de março, sob o comando do Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito.
O Programa, que terá como objetivo recuperar e ampliar a cobertura natural dos rios e nascentes será uma das mais vastas ações ambientais da atual Administração. Na reunião, que contou ainda com a participação do Secretário de Agricultura de Cacoal, Vilmar Kemper, foram discutidos detalhes técnicos como a abrangência das ações, as possíveis áreas do Município que sofreriam intervenção do programa e possibilidade de agregação de parceiros locais como faculdades, empresas e produtores rurais.
Inicialmente os recursos do Programa poderiam ser aplicados para estruturar o Horto Municipal e torná-lo apto a produzir mudas de espécies naturais da Amazônia que seriam plantadas nas Áreas de Preservação Permanentes como as nascentes e margens de rios e igarapés. “O mais importante é contarmos com a experiência e conhecimentos da equipe técnica da SEDAM, que podem orientar corretamente na escolha das espécies vegetais e nas técnicas de plantio e monitoramento para que o Programa atinja a plenitude de seus objetivos”, disse Flávio Araújo.
A parceria entre o Município de Cacoal e o Governo do Estado nas ações ambientais começou a ser estabelecida quando o Prefeito de Cacoal, Padre Franco Vialetto, apresentou os projetos da sua administração para área ambiental ao Secretário Estadual, Cletho Brito, em visita anterior, no começo de fevereiro. A parceria poderá ser ampliada, em breve, envolvendo também a Secretaria Municipal de Agricultura no Programa de Recuperação de áreas degradadas e suas ações, nesse segundo momento, poderão estar voltadas a recompor as áreas de reserva legal.