Oficina de museologia destaca criação de novos museus para o Estado

Oficina de museologia destaca criação de novos museus para o Estado

Oficina de museologia destaca criação de novos museus para o Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Teve início nesta terça, 17, a solenidade de abertura da oficina de treinamento de equipes administrativas e de apoio para museus. O evento, que se realiza no Teatro Cacilda Becker, na cidade de Cacoal, se estenderá até o dia 19 de março de 2009. É voltado para gestores e trabalhadores da área museológica do Estado, com o objetivo de promover a valorização, preservação e gerenciamento do patrimônio cultural sob a guarda dos museus de Rondônia.

 

O Ministério da Cultura, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) dá suporte na execução deste projeto, trazendo o ministrante da oficina, museólogo Paulo José Nascimento Lima, graduado pela Universidade Federal da Bahia e coordenador da área museológica do projeto de Implantação do Museu do Saneamento em São Paulo.

 

Assuntos como tipologias, funções básicas e definição de museus, preservação, investigação e comunicação, organogramas e funcionamento, o papel das equipes administrativas e de apoio, a imagem e o caráter público dos museus são temas debatidos na oficina.

  

Museus para Cacoal

 

A presidente da Fundação Cultural de Cacoal, Maria Lindomar dos Santos, destacou, durante a abertura, que a criação de museus a fim de resgatar as origens da cidade, os valores sociais, econômicos, as etnias indígenas, a fauna e flora amazônica, dentre outros fatores relevantes para preservar a história de Cacoal são metas do prefeito Franco Vialetto e da vice-prefeita Raquel Carvalho.

 

O prefeito Franco Vialetto enfatizou o excelente trabalho que está sendo desenvolvido pela presidente da Funccal, destacando o empenho e a determinação nas metas traçadas por sua administração. “Queremos que Cacoal seja reconhecida como um pólo cultural. Queremos resgatar os valores dos nossos pioneiros e das comunidades indígenas” destacou.    

 

Segundo Nazaré Silva, coordenadora do projeto pela Secel, o secretário de estado da cultura, Jucélis Freitas apóia a iniciativa de contextualizar a participação efetiva e constante da comunidade nos projetos e práticas museológicas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS