CARROS - C4 Picasso leva a família com muito estilo

CARROS - C4 Picasso leva a família com muito estilo

CARROS - C4 Picasso leva a família com muito estilo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A nova minivan da Citroën chega como excelente opção para quem procura algo diferenciado, não abre mão de estilo e busca espaço e conforto para até cinco pessoas

 

Apresentado no Salão de São Paulo em 2008, o C4 Picasso é o meio-termo entre a minivan Xsara Picasso, voltada para um consumidor que precisa de um veículo espaçoso e versátil com orçamento limitado e o monovolume Grand C4 Picasso, com capacidade para transportar sete pessoas com estilo e sofisticação.

 

Visibilidade

 

A primeira vista, pode-se dizer que o C4 Picasso é um produto que diverte toda a família. Na verdade, o típico cliente desse carro é a “mãe fashion”. O C4 Picasso está baseado no conceito space vision. Isso significa que o foco principal é a visibilidade e a luminosidade no interior. Num primeiro momento, o motorista até estranha tanta área envidraçada. São 2 m² de área só no pára-brisa. No total são fantásticos 5 m² de área envidraçada. Visibilidade é o que não falta, para todos os lados. Certamente, isso faz a alegria das crianças que adoram apreciar a paisagem. Mas o motorista e o passageiro da frente também conta com um interessante recurso: pára-sois deslizantes! Com ele a visibilidade vertical pode chegar à 70 graus. Esse equipamento foi inspirado em aviões e nos TGVs (Trens de Grande Velocidade). Então, se o objetivo é apreciar o céu basta puxar o para-sol para trás. Porém se a preferência for pela sombra, basta empurrar o para-sol no sentido do pára-brisa.

 

Freio inovador

 

Conforto é a palavra chave do C4 Picasso. O motorista e passageiro dos bancos dianteiros contam com descansa-braços individuais, e ótimo espaço para as pernas. Isso é devido ao desenho inovador que eliminou as tradicionais alavancas de câmbio e freio de mão no centro do carro, bem como o console central. A alavanca de câmbio, por exemplo, está na coluna de direção e é apenas um “braço” semelhante aos utilizados para os comandos das setas de direção. Já o freio de mão é apenas botão no centro do painel, de acionamento elétrico. Sua operação pode ser manual, porém o sistema também opera em modo automático. Assim, o freio é automaticamente acionado toda vez que o motor é desligado. E quando o usuário liga o carro, engata a marcha e acelera, o sistema libera o freio de mão. E se o usuário realmente quiser operar o freio manualmente, basta apertar o botão que o dispositivo terá a mesma atuação de um freio de estacionamento tradicional.

 

E se tudo isso não fosse o bastante, o C4 Picasso incorpora outro prático recurso no freio, denominado ajuda à partida em declive. Funciona assim: O freio automático mantém o carro parado, sempre que está numa rampa, por até 2 segundos depois do motorista soltar o pedal de freio. Isso dá o tempo necessário para o motorista pisar no acelerador, sem ter o risco do veículo “escorregar”. Esta ajuda à partida se ativa automaticamente em inclinações superiores a 3%, tanto na descida, como subida.

 

Amplo espaço

 

No banco de trás, o C4 Picasso também reserva alguns interessantes atributos. Pra começar, o assoalho traseiro é totalmente plano. Os três assentos individuais traseiros têm 45 cm de largura, e podem ser movidos para à frente, ou para trás, em até 13 cm. Também estão presentes duas mesinhas do tipo “avião” nos encostos dos bancos dianteiros. E para a criançada, ainda existem dois porta-objetos no assoalho, logo a frente dos bancos com tampa articulável. Esses “lugares secretos” acomodam celulares, pequenas bolsas e brinquedos. E para quem não gosta de sol, duas redes retráteis de redução solar estão presentes nas portas traseiras. Diferente da maioria dos veículos que conta esse recurso, e a rede sai da porta até o teto (de baixo pra cima), no C4 Picasso ela corre da coluna “B” até a parte de trás do vidro (lateralmente).

 

Agora, se o foco é espaço para carga ou bagagens, o novo Picasso também se mostra muito útil. Os bancos traseiros podem ser facilmente rebatidos, criando um assoalho praticamente plano. Feito isso é possível levar 1.775 litros de carga ou um objeto de 1,87 m de comprimento. Com os bancos traseiros na posição o porta-malas, tem capacidade para 490 litros de bagagem.

 

Modubox

 

Mas os mimos não param por ai. Uma novidade é o recurso Modubox. É um carinho de plástico desmontável (que fica no lado direito do porta-malas) com capacidade para 22 kg de carga. E ainda acompanha uma bolsa de lona, que pode ser removida do conjunto e utilizada como sacola. Todo conjunto é a prova de água e pode ser utilizado até mesmo na praia. Ainda no porta-malas, uma lanterna recarregável pode ser encontrada na lateral direita. Além de servir como iluminação do próprio compartimento, ela pode ser desencaixada e utilizada como qualquer outra lanterna.

 

Porta-objetos

 

E como o C4 Picasso é um carro familiar, porta-objetos são itens obrigatórios. E nesse caso, o produto da Citroën da um show. A oferta de consoles é realmente abundante. No painel existem dois na parte superior, mais um no centro (refrigerado e com suporte para duas latas) e amplo porta-luvas. Em todas as portas, o console também é bastante amplo, comportando garrafas tipo “pet” de até 1 litro. Não dá pra reclamar da falta de consoles nesse carro.

 

Motor

 

O C4 Picasso chega equipado com o tradicional motor 2,0 litros – 16v. Ele tem 143 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm, e 20,3 kgfm de torque a 4.000 rpm. Porém esse motor não é Flex, uma vez que o C4 Picasso é importado. O motor até tem um bom rendimento, mas o câmbio automático de apenas quatro marchas, se mostra um pouco ineficiente. Mesmo com a opção da seleção sequencial das marchas e as belas e práticas borboletas atrás do volante, desempenho não é o forte do C4 Picasso. Como o carro tem proposta familiar, a falta de desempenho é perdoável. E no uso urbano, o rendimento pode ser considerado satisfatório. Somente na estrada e com o carro carregado é que o motorista vai sentir a falta de rendimento do conjunto.

 

Suspensão

 

Com relação à suspensão são duas situações distintas. Sob o aspecto de conforto, o C4 Picasso é um veículo muito confortável e macio. Porém, duas características precisam ser observadas: A aparente falta consistência mecânica produz certo barulho quando a minivan passa por piso irregular. E a falta de rigidez deixa a carroceria inclinar demais em curvas fechadas e feitas em velocidades mais altas. Ainda que o conjunto não aparente ser muito resistente, o C4 Picasso consegue superar de forma satisfatória, os buracos e valetas.

 

Equipamentos

 

Em termos de equipamentos, o C4 Picasso já sai bem equipado de fábrica, pois inclui sete air-bags (sendo dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista), controle de estabilidade (ESP) e freios ABS com sistema repartidor da força de frenagem (REF). Também inclui limitador e regulador de velocidade; direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade; ar condicionado de dupla zona com regulagem de temperatura individual; faróis com regulagem elétrica de altura; banco do motorista com regulagem de altura; rádio CD-Player MP3 com comando no volante e rodas em liga leve de 16 polegadas. Opcionalmente, por R$ 1,5 mil é possível equipar a C4 Picasso com ar-condicionado de quatro zonas, que permite regulagens individuais por meio de controles e displays digitais. Os mimos ainda contemplam o perfumador de ambiente (com essências francesas, é claro) e o sensor de qualidade do ar, que impede a entrada de poluentes na cabine.

 

Cores e preço

 

Estão disponíveis cinco cores de carroceria: Gris Aluminium (prata), Noir Onyx (preto), Nocciola (castanho), Gris Fer (cinza) e Rouge (vermelho). O preço sugerido é de R$ 80,7 mil.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS