Detran firma parceria com a Polícia Militar para expansão do projeto “Ararinha Azul”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Além das duas autoridades, participaram ainda da reunião a Coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Patrícia Gonçalves, a coordenadora do projeto Ararinha Azul, Vavá de Castro e o comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, major PM Neil Gonzaga.
A reunião teve como objetivo solicitar à Comandante da Polícia Militar a disponibilização de um policial dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena, Pimenta Bueno e Ouro Preto para participar de um treinamento na capital para atuarem na implementação do Ararinha Azul nessas localidades. Atualmente, o projeto conta apenas com duas policiais, PM Queldimar e PM Raicinaluz, e com a atriz bonequeira Vavá de Castro.
A intenção da coordenadoria de educação de trânsito é treinar não só policiais para apresentação de palestras educativas, como também servidores do Detran para interagir de forma lúdica com as crianças.
Para o diretor do Detran a extensão a esses municípios desse importante projeto irá contribuir para a formação de multiplicadores, já que as crianças, quando informadas, passam a cobrar boas práticas de trânsito dos pais. “Além disso, formaremos no futuro condutores mais conscientes”, avalia.
Diante da solicitação, a comandante-geral autorizou a participação do efetivo da PM no treinamento e declarou que projetos de educação de transito são preocupação da corporação. “A violência no trânsito tem crescido a cada dia e acreditamos que apenas projetos que trabalhem a educação irão melhorar a convivência no trânsito. É um trabalho que dá resultado de médio e longo prazo”, enfatizou a comandante-geral.
A expansão do projeto vai ao encontro da determinação do governador Ivo Cassol em levar a todo o Estado as ações de educação de trânsito do Detran.
Blitz
Visando melhorar os trabalhos realizados em parceria com a Polícia Militar, Joarez Jardim discutiu ainda na reunião a autorização para que a autarquia envie aos quartéis da PM de alguns municípios um notebook para ser utilizado nas blitz para consulta ao site do Detran via intranet. “Já está disponível no Detran, 20 notebooks para essa finalidade. O que queremos agora é a autorização para firmar um termo de cooperação para que o equipamento seja disponibilizado”, falou Jardim à comandante Angelina, que recebeu o ofício das mãos de Joarez Jardim e prometeu avaliar a forma como essa cooperação deverá ser realizada para melhorar ainda mais os trabalhos empreendidos pelas equipes da PM e Detran.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!