Reunião discute linhas de atuação do MP na área ambiental

Reunião discute linhas de atuação do MP na área ambiental

Reunião discute linhas de atuação do MP na área ambiental

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, Curador do Meio Ambiente na Comarca de Vilhena, se reuniu com os chefes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) do município, juntamente com o assessor jurídico da Secretaria e a secretária adjunta municipal do Meio Ambiente (Semicam), para discutir a proposta de atuação da Promotoria de Justiça de Vilhena no ano de 2009 na área do meio ambiente, que contará com a parceria desses órgãos. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) também serão convidadas a integrar a parceria.
 
A reunião teve como foco principal a unificação dos trabalhos voltados à fiscalização e eventual necessidade de recomposição florestal em propriedades rurais da Comarca de Vilhena, nas áreas destinadas à reserva legal, bem como nas áreas de preservação permanente. A Promotoria de Justiça de Vilhena possui cerca de cem procedimentos voltados para a recomposição ambiental de imóveis rurais e traçou como objetivo a formalização de acordos com cada proprietário, por meio Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) que visam, em suma, o reflorestamento dos imóveis.
 
Para tanto, será levada em consideração a situação de cada propriedade, observando se possui averbação de área de reserva legal na escritura pública do imóvel e em seu respectivo registro imobiliário. Às propriedades não escrituradas ou não averbadas, bem como aos imóveis averbados após a Medida Provisória 2.166/2001, o percentual destinado a reserva legal deverá ser de 80% (oitenta por cento), inclusive nos casos de recomposição, haja vista o enquadramento do Estado de Rondônia na chamada Amazônia Legal, salvo os casos que se incluírem ao previsto no § 5º, I, do art. 16, do Código Florestal.
 

Inicialmente os proprietários serão conclamados para que seja feito levantamento da situação dos imóveis rurais, o que possibilitará a verificação sobre a necessidade de elaboração de TAC para reflorestamento ambiental.

Ficou acordado ainda que serão realizados trabalhos de revitalização dos rios Piracolino, São Lourenço, bem como, no existente na BR 399, em Vilhena até a divisa com o município de Colorado do Oeste. Foi realizada, no início deste mês, no Auditório da Prefeitura de Vilhena, uma reunião das associações dos agricultores e proprietários ribeirinhos, para apresentar a proposta de trabalhos nos lugares em que há cursos de rios e nascentes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS