A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Amapá, Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Na região Norte, entre esta sexta-feira e o sábado, áreas de instabilidade podem provocar pancadas de chuva em Rondônia, no Acre, no Amazonas, em Tocantins, no Amapá e no Pará. Há possibilidade de a chuva ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro-sul, leste e nordeste do Pará. No domingo, a chuva continua no Amapá e no Pará. Na região Nordeste, durante todo o fim de semana, a chuva pode atingir o Ceará, o Maranhão e o Piauí, além do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco.
Na região Centro-Oeste, nesta sexta e sábado, podem ocorrer pancadas de chuva no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. No sábado, o tempo continuará instável com pancadas de chuva ao longo do dia no oeste e centro-sul de Goiás. No Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento oscilarão entre 40km/h e 60 km/h.
Nesta sexta, áreas de instabilidade mantêm as pancadas de chuva em boa parte do Paraná. No sábado, a chuva atinge grande parte de São Paulo. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40km/h e 60km/h, principalmente no norte, centro e leste do Paraná e no leste, nordeste, sul, sudoeste e centro de São Paulo.