Um dos mais selvagens parques nacionais do país, onde até mesmo os pesquisadores e técnicos do Ibama têm dificuldades para chegar, é refugio privilegiado para a fauna e a flora amazônicas.
Toda a sua riqueza biológica desperta a cobiça de madeireiros e outros predadores da natureza, que ameaçam o território preservado.
As leis de proteção ambiental não conseguiram sair efetivamente do papel para chegar à Amazônia Oriental.
Quem já chegou por lá, apesar do difícil acesso, foram as queimadas, os desmatamentos e a impunidade dos exploradores.
As terras dos antigos índios uru-eu-uau-uau e uru-pan-in são, na verdade, terras de ninguém onde estão guardadas belezas naturais ameaçadas pela cobiça do homem.
Em 1979 foi criado o Parque Nacional de Pacáas Novos com o intuito de proteger um importante refúgio ecológico da Bacia Sedimentar Amazônica.
O Parque abriga importante patrimônio cultural indígena, representado hoje pelas tribos Uru-Eu-Wau-Wau e Uru-Pa-In.
Em relatos do Marechal Rondon há referências aos índios Cawahib ou Caguarip, auto denominação dos ocupantes dessa área, apelidados pelos Oro-Uari de Uru-Eu-Wau-Wau, "Os Que Tocam Taboca".
O nome Pacaás Novos teve origem com os seringueiros que ao caçarem na região encontravam muitas pacas na beira do igarapé (rio).
Nas serras abrangidas pelo Parque Nacional de Pacaás Novos, entre elas a dos Uopiane, dos Pacaás Novos e Moreira Cabral, nascem os principais rios do estado de Rondônia, Jamari, Machado, Jacy-Paraná, além de numerosos igarapés.
Aparentemente a bacia sedimentar do Amazonas apresenta-se como uma grande planície de topografia homogênea, mas a suavidade de suas formas mascara estruturas geológicas complexas. Há o domínio de bacias sedimentares, contido entre estruturas de escudos cristalinos.
Extensão da chapada dos Parecis, a Serra dos Pacaás Novos é um grande maciço residual, composto sobretudo de relevos tabulares esculpidos em sedimentos pré-cambrianos.
Já a Serra dos Uopianes - também de relevo tabular, porém mais baixa - representa um suave caimento de superfície em direção ao rio Cautario, que limita o Parque ao sul.