Rondônia possui a menor taxa de congestionamento de processos da Justiça Estadual

Rondônia possui a menor taxa de congestionamento de processos da Justiça Estadual

Rondônia possui a menor taxa de congestionamento de processos da Justiça Estadual

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Nacional de Justiça divulgou relatório Justiça em Números 2007 que traz indicadores estatísticos do Judiciário de todo o Brasil. O Poder Judiciário do Estado de Rondônia aparece na pesquisa como o judiciário estadual que mais julga em todo o país, com apenas 32% de taxa de congestionamento de processos. Em segundo vem o Distrito Federal com 42%. Essa é a segunda vez consecutiva que o judiciário rondoniense é destaque nacional com base em relatórios oficiais divulgados pelo CNJ.
De acordo com o relatório, a taxa de congestionamento é um índice que corresponde à divisão dos casos não sentenciados pela soma dos casos novos e dos casos pendentes de julgamento. Esse indicador mede se a Justiça consegue decidir com presteza as demandas da sociedade, ou seja, se as novas demandas e os casos pendentes do período anterior são finalizados ao longo do ano.
O Tribunal de Justiça de Rondônia foi o que apresentou a menor taxa de congestionamento, considerando-se os 1º e 2º Graus, as Turmas Recursais e os Juizados Especiais: 32,3%.
Levando em conta apenas o 1º grau de jurisdição, com exceção do tribunal de Rondônia, que teve uma taxa de congestionamento de 34,5%, os outros tribunais estaduais apresentaram taxa superior a 50%.
Para o corregedor de justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, os fatores que levaram o TJ RO a esse reconhecimento, são a dedicação dos magistrados, somada à participação efetiva dos servidores e à consciência de que a prestação jurisdicional deve ser rápida. "É importante frisar a informatização e a desburocratização de procedimentos, graças aos cursos e treinamentos que têm sido oferecidos aos magistrados, proporcionando assim uma melhor desenvoltura nos julgamentos", ressaltou o corregedor.
O desembargador destaca o apoio que a administração superior do Tribunal de Justiça tem dado aos magistrados no fornecimento de equipamentos de informática, material de consumo, e com construções de novos fóruns nas comarcas de primeira e segunda entrância. "É necessário estar preparado para julgar, porém é fundamental também ter o apoio logístico adequado para executar as tarefas.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS