A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC alerta a população de Rondônia que áreas de instabilidades associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS permanecerão ativas sobre o sul da Amazônia nos próximos dias. Há previsão desse sistema se fortalecer na região.
Segundo dados do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM até a noite desta quinta-feira (26/02) há possibilidade de que ocorram grandes volumes de chuva em Rondônia, no Acre e no Mato Grosso.
Em Rondônia, as áreas com maior probabilidade de que ocorram chuvas volumosas durante este período são o centro-sul do Estado e o Vale do Guaporé.
No Acre, a região com maior probabilidade de que ocorram chuvas volumosas é o centro-leste do Estado, o que inclui a capital Rio Branco. E no Mato Grosso, as áreas com maior probabilidade de que ocorram chuvas volumosas durante este período são o extremo norte, o noroeste e o Pantanal mato-grossense.
Alerta-se que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. A Defesa Civil orienta a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios