O agente de exportação e empresário Francês, Alexandre Salaun, está em Rondônia a procura de produtos amazônicos para serem exportados à Europa. O empresário, que atualmente revende sapatilhas genuinamente brasileiras, em território europeu, busca novos produtos ecologicamente corretos, típicos da Amazônia.
"O europeu dá muito valor ao produto in natura, que não agride a natureza, por isso venho ao Brasil à procura de novos produtos, como sementes para confecção de biojóias, couros vegetais para serem usados em sapatos, roupas", ressaltou Salaun. Segundo o empresário, essa viagem possibilita conhecer de perto os métodos utilizados na extração dos produtos locais, além dos contatos comercias para exportação desses produtos.
Simpi ? Sindicato da micro e pequena indústria, e Sebrae ? Serviço de apoio a micro e pequena empresa, ambos de Rondônia, intermediaram o encontro do empresário com artesãos locais. Em Porto Velho, Salaun reuniu-se com produtores de sementes tropicais e artesãos especializados em biojóias, já em Machadinho D'Oeste o agente de comercialização conheceu o Tecido da Floresta, material de couro vegetal extraído das seringueiras rondonienses.
Para o presidente do Simpi, Leonardo Heuler Calmon Sobral, essa visita é uma grande oportunidade de negócios aos pequenos artesãos de Rondônia. Já o diretor superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves, acredita que esse interesse do europeu pelos produtos ecologicamente corretos, garante ao povo amazônico a oportunidade de sobrevivência através dos recursos naturais de sua terra, ao mesmo tempo que a preserva.