Unir é contemplada com o PET-Saúde

Unir é contemplada com o PET-Saúde

Unir é contemplada com o PET-Saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Programa atenderá Unidades de Saúde da Família dos bairros Esperança da Comunidade, Pedacinho de Chão, Aponiã e Socialista.
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi contemplada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde), dos Ministérios da Educação e da Saúde. O resultado foi publicado no início deste mês, no Diário Oficial da União.
O Pet-Saúde, segundo a coordenadora geral do projeto na Unir, professora Ana Lúcia Escobar, é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial para atuar na estratégia de saúde da família.
O programa caracteriza-se como instrumento para desenvolver atividades de aperfeiçoamento e especialização em serviço, como também de iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e aos estudantes da área da saúde, segundo as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Rondônia, o Pet-Saúde será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho.
A professora Ana diz que o programa tem como público-alvo a comunidade das Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Esperança da Comunidade, Pedacinho de Chão, Aponiã e Socialista.
Sessenta alunos dos cursos de graduação em educação física, enfermagem, psicologia e medicina da Unir atuarão como monitores do Pet-Saúde junto com tutores, que são professores, e preceptores da Semusa. No total, cerca de 95 profissionais estarão envolvidos no seu desenvolvimento.
A coordenadora explica que os tutores utilizarão a ferramenta do planejamento participativo no desenvolvimento das atividades do programa. “Haverá um tutor em cada USF, que trabalhará com seus respectivos preceptores e monitores dos cursos de educação física, enfermagem, psicologia e medicina”, diz.
Os monitores serão inseridos nas equipes de saúde das USF e cada grupo tutorial terá a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros através de vivências, reflexões e discussões em um clima de informalidade e cooperação, favorecendo assim a integração ensino/serviço, a educação permanente em serviço e o trabalho em equipe.
A professora Ana destaca que com o Pet-Saúde será possível consolidar a formação dos estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Medicina na atenção básica. “O Pet-Saúde representa, ainda, um avanço para a consolidação do SUS, uma vez que valoriza a integração ensino-serviço, a humanização da assistência e a ampliação da concepção e prática da integralidade”, finaliza.
Além da professora Ana Escobar, o projeto tem também a participação das professoras Kátia Fernanda Alves Moreira e Maria Inês Ferreira de Miranda, do Departamento de Enfermagem, dos professores José Odair Ferrari e Janne Cavalcante Monteiro, do Departamento de Medicina, e da professora Ivete de Aquino Freire, do Departamento de Educação Física.
Em todo o Brasil, cerca 60 instituições de ensino superior foram selecionadas pelo programa. Na região Norte, a Unir e as Universidades Federais do Pará (UFPA), de Roraima (UFRR) e do Estado do Pará (UEPA) tiveram propostas aprovadas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS