Policia recupera veículos e prende quadrilha que escondia carros roubados em buracos

Policia recupera veículos e prende quadrilha que escondia carros roubados em buracos

Policia recupera veículos e prende quadrilha que escondia carros roubados em buracos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um trabalho em conjunto realizado pelas policias Civil e Militar de Cacoal, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e São Miguel do Guaporé resultou na recuperação de 09 veículos e na prisão de nove criminosos. Os veículos foram localizados nos municípios de Jaru, São Miguel e Seringueiras.
O delegado Regional de Cacoal, Fernando Oliveira, explicou que coordenou uma equipe de policiais civis e militares na investigação de roubos de veículos que estavam ocorrendo nos municípios de Cacoal, Ji-Paraná,Pimenta Bueno e São Felipe. De acordo com o delegado, durante as investigações foi constatado que o casal Vanderlei e Malvina de Oliveira eram proprietários de uma oficina em São Miguel do Guaporé que era utilizada para esconder e desmanchar os veículos roubados. Vanderlei e Malvina foram presos e na oficina foram localizados duas caminhonetes, um Fiat Uno, um veículo Gol, uma motocicleta e vários documentos de veículos e materiais utilizados para adulteração de chassi e agregados. “Os veículos eram roubados e na oficina eram desmanchados ou repintados e vendidos com documentação falsa”, informou.
O delegado acrescentou que em continuidade as diligências foi constatada a participação de José Roberto Chagas, Paulo Sergio de Freitas, Anderson Araújo dos Santos, Antonio Marcos Procópio, Robson Lazaro da Silva, Elivelton e Horácio Brandão, nos roubos e desmanches de veículos. Ele informou ainda que também foram recuperados um caminhão caçamba, uma caminhonete F-4000, um trator, várias peças de veículos diversos e um opala preto que a quadrilha utilizava para praticar os roubos. Os criminosos revezavam a participação nos roubos e foram reconhecidos por várias vítimas. “A caçamba que recuperamos havia sido roubada em Cacoal”, disse. Ordem de Missão nº 06/09/DRPC/Cacoal, a qual determinou a continuidade das investigações no município de São Miguel do Guaporé/RO e região, no intuito de desvendar os Roubos e furtos de veículos ocorridos na circunscrição da Delegacia Regional de Cacoal (Cacoal, Pimenta Bueno e São Felipe D’Oeste), conforme Oc. Pol. Nº 5054-08, 6278-08, 6914-08, 6821-08 1º DPC/Cacoal. Sob a determinação e comando do Delegado Regional de Cacoal, Dr. Fernando Antônio de Souza Oliveira, foi formada uma equipe composta por policiais militares e civis, sendo: APC Ronaldo Mendes Pereira (SEVIC da 1ª DP de Cacoal), PM Dias – (GI-P2/4º BPM de Cacoal), SGT PM Bentes (de Ji-Paraná) e o APC Saulo (SEVIC da 2ª DP de Ji-Parana). A equipe se deslocou em 28.01.2009, por volta das 07h00min para o Município de São Miguel do Guaporé/RO.
Que ao chegar naquele município, foi efetuado contato com o Delegado Regional – Dr. André, e com os policiais do SEVIC da 1ª DPC, APC’s Marcelo e Vilmar, e o PM Moreira do (GI-P2), os quais prestaram auxílio nas diligências. Iniciaram-se as diligências sigilosas, onde chegou à informações de um elemento conhecido por Vanderlei de Oliveira que já se encontra preso na cadeia pública de Pimenta Bueno. Segundo Vanderlei ele teria vendido um caminhão caçamba de cor vermelha com o chassi adulterado para a pessoa de Gerci Jacinto Ligeiro no Município de Seringueira/RO.
Que a equipe se deslocou até a cidade de Seringueira onde localizou a pessoa de Gerci, o qual se encontrava de posse de um caminhão caçamba de cor vermelha, ocasião em que foi convidado a comparecer na Delegacia de são Miguel do Guaporé, bem como apresentar o referido veículo.
 
Que já na Delegacia, Gerci Jacinto Ligeiro informou à autoridade policial, Delegado Henrique Mendonça Bittencourt que teria comprado de Vanderlei somente a carroceria caçamba do caminhão pelo valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) e que no dia que foi buscar a carroceria a mesma estava em cima de um caminhão Mercedes de cor azul não sabendo informar a placa.
Quando indagado Vanderlei sobre um veiculo Opala de cor preta que estava estacionado em frente a sua casa, o mesmo respondeu que era do vizinho de frente. Que a equipe, no intuito de concluir as investigações a respeito do veículo Opala preto que vinha sendo usado pela quadrilha quando da prática dos roubos dos caminhões, contatou o vizinho de Vanderlei, Sr. Wilson Honório de Freitas e este informou que o referido Opala seria de José Roberto, amigo de seu filho Paulo, os quais residem na mesma casa, no endereço, Avenida Aimoré, nº 50, Setor Chácara, São Miguel do Guaporé/RO. Que conforme consta nos depoimentos das vítimas e relatos das testemunhas (Oc. Pol. 6278-08/1ª DPC/Cacoal/RO, IPL nº 056/2009), quando do roubo do Caminhão, alguns elementos estiveram rondando a residência da vítima, os quais estavam em um veículo Opala, cor preta com a sinaleira traseira do lado direito quebrada e o pára-choque traseiro amassado. Que diante da aparente negligência em esclarecer os fatos, a equipe, de posse de fotografias do veículo Opala e também de José Roberto, e Paulo, as enviou para a Delegacia de Cacoal para possível reconhecimento pelas vítimas e vizinhos/testemunhas, onde foram devidamente reconhecidos.
Que diante das informações, foi solicitada pelas Autoridades Policiais que estão responsáveis pelas investigações, Delegado Regional de Cacoal, Dr. Fernando Antônio de Souza Oliveira e Drª Fabiana May Brandani, mandados de prisão preventiva em desfavor de José Roberto Chagas e Paulo Sérgio de Freitas, sendo, de pronto deferido pelo Juiz de direito da comarca de Cacoal/RO.
Que de pose dos respectivos mandados, foi necessário efetuar campanas nas proximidades da residência dos acusados, onde a equipe logrou êxito em prendê-los além de apreender o veículo Opala, cor preta de placa (AGO 3773). Na delegacia, José Roberto Chagas e Paulo Sérgio de Freitas relataram que teria uma 3º (terceira) pessoa envolvida no bando, conhecida por Andersom Araújo dos Santos, também residente na cidade de São Miguel do Guaporé, ocasião em foi efetuada diligências, o qual foi localizado e conduzido para prestar esclarecimentos perante a Autoridade Policial, tendo Andersom admitido sua participação no roubo de um caminhão caçamba no dia 25/11/ 08 na cidade de Cacoal e delatado o quarto integrante da quadrilha, sendo este, José Marcos Procópio, residente na linha 94 lado norte km 06 do município de São Miguel do Guaporé/RO, o qual teria participado de um roubo de um veículo caminhonete F 4000 juntamente com o agente Vanderlei na cidade de Ji Paraná/RO.
Esclareceu ainda, o agente Andersom sobre a participação de um quinto elemento no bando, conhecido apenas por Horácio que já se encontra peso. Que, após realizados os trabalhos, a equipe deslocou-se para Cacoal onde conduziu os presos Roberto Chagas , Paulo Sérgio de Freitas e Andersom Araújo dos Santos para a cadeia pública de Cacoal chegando em 01/02/2009, por volta das 14h00min.
RELATÓRIO DA ORDEM DE MISSÃO 07/2009
Dando prosseguimento à “OPERAÇÃO TATU”, desencadeada pelos Serviços de Inteligência das Polícias Militares e Civil de Cacoal e Ji-Paraná, foi expedida pelo Delegado Regional de Cacoal, Dr. Fernando Antônio de Souza Oliveira, nova Ordem de Missão nº 07/09/DRPC/Cacoal, a qual determinou deslocamento para os municípios de Jaru e São Miguel do Guaporé/RO e região, a fim de concluir as investigações e recuperar a res furtiva. Seguiram em diligências em 02.02.2009, às 08h00min, os policiais: APC Ronaldo Mendes Pereira (SEVIC da 1ª DP de Cacoal), PM Dias – (GI-P2/4º BPM de Cacoal), SGT PM Bentes (de Ji-Paraná) e o APC Saulo (SEVIC da 2ª DP de Ji-Parana).
Que de posse das declarações prestadas pelo agente Vanderlei de Oliveira, o qual disse ter vendido um caminhão Mercedes de cor azul para o proprietário do ferro-velho “Jaruzão” no Município de Jaru, a equipe se deslocou até o referido ferro-velho se deparou com um desmanche de um veiculo. Em conversa com o proprietário do ferro-velho Sr. Alípio de Oliveira, este confirmou que havia comprado 02 (dois) caminhões da pessoa de Vanderlei sendo 01(um) caminhão para desmanche e outro para uso no dia a dia. Informou ainda o proprietário do ferro-velho que descobriu que um dos caminhões tinha o chassi adulterado, ocasião em que de mediato resolveu desmanchá-lo e após o desmanche ainda cortou o chassi em vários pedaços para dificultar o reconhecimento do referido caminhão.
Que o proprietário do ferro-velho, bem como as peças do veículo foram conduzidos para delegacia do município de Jaru a fim de tomar providências cabíveis. Em seguida a equipe retornou para Município de São Miguel do Guaporé no intuito de localizar a pessoa de Elivelton Kovalhczuk, ocasião em que foi localizado e em conversa com o mesmo, este relatou que havia comprado o veículo caminhonete F 4000 de Vanderlei, e teria repassado um documento de outra caminhonete F4000 para que Vanderlei “esquentasse” o chassi, uma vez que tal veículo era produto de roubo e que o mesmo estaria em um sitio na BR 429 km 03 saída para Seringueira. A equipe se deslocou até o referido sitio e localizou o veículo, o qual foi conduzido para a Delegacia local juntamente com Elivelton e apresentados à Autoridade Policial para as devidas providências.
Em ato contínuo, às investigações deram conta de que havia mais um envolvido na quadrilha, sendo um indivíduo conhecido por Robson Lázaro da Silva residente na AV Jorge Teixeira, nº 1511, São Miguel do Guaporé/RO, que também acabou preso e conduzido para a cidade de Pimenta Bueno/RO. Que a equipe retornou para Cacoal em 07.02.2009, chegando por volta das 12h30min.
a qual determinou deslocamento até o município de São Miguel do Guaporé /RO e região, no intuito de investigar/desvendar os Roubos e furtos de veículos ocorridos na Regional de Cacoal (Cacoal, Pimenta Bueno, e São Felipe), conforme Oc. Pol. Nº 5054-08, 6278-08, 6914-08, 6821-08 1º DPC/Cacoal. Esta equipe, composta pelo PM da P/2 Dias – lotado no 4º BPM de Cacoal; SGT PM Bentes - de Ji-Paraná; e o APC – Saulo – lotado na 2ª DP de Ji-Paraná; comandada pelo APC - Ronaldo Mendes Pereira – lotado no SEVIC da 1ª DP de Cacoal; se deslocou em 19.01.2009, por volta das 07h00min para o Município de São Miguel do Guaporé/RO.
 
Que ao chegar naquele município, foi efetuado contato com o Delegado Regional – Dr. André, e com os policiais do SEVIC da 1ª DPC, APC’s Marcelo e Vilmar, e o PM Moreira do (GI-P2), os quais prestaram auxilio nas diligências. Deu-se início a diligências sigilosas, obtendo-se informações de que naquela cidade havia um individuo conhecido apenas por “Vanderlei”, o qual seria suspeito de envolvimento em desmanche de veículos, oportunidade em que a equipe se deslocou até o endereço da residência do mesmo, sito à Rua Aimoré, Setor Chácara, São Miguel do Guaporé /RO, e ao chegar ao local, não foi possível ter visão da residência, em razão de um muro muito alto, que a cercava.
De imediato, foi efetuada campana, visando dar tempo à Autoridade Policial, Dr. Henrique Mendonça Bittencourt, protocolar pedido de busca e apreensão junto ao judiciário, no intuito de dar continuidade às diligências. Que de posse do mandado de busca e apreensão, expedido por aquele juízo, a equipe adentrou ao local, encontrando uma pessoa, que se identificou como sendo Vanderlei, o qual, após ser identificado, exigiu a presença de sua advogada, Drª. Eunice Aparecida Cardoso – OAB - 1884/RO, a qual se fez presente e acompanhou toda a busca.
Que no local foram encontrados vários produtos suspeitos de origem ilícita, sendo: 01 uma camioneta F-4000, com ocorrência de roubo no município de Ji- Paraná/RO – OC. nº 4812 08; 01 caminhoneta F- 1000, com ocorrência de roubo no município de Pimenta Bueno/RO, fato ocorrido na madrugada do dia em que se deu a busca, sendo, inclusive, Wanderley preso e autuado em flagrante, pois foi reconhecido pela vítima desse roubo; 01 veículo Fiat Uno Mille, de cor branca, sem procedência; 01 Motocicleta CG titan Fan, de cor preta, sem procedência; 01 veículo Gol, de cor azul escuro, também sem procedência, vários documentos de veículos, tipo caminhão; além de materiais utilizados para adulteração de chassi e agregados de veículo, os quais estão relacionados na Oc. Pol de nº 123-09/DP de São Miguel do Guaporé/RO. Que Vanderlei e sua esposa foram conduzidos para a Delegacia daquela cidade, bem como os objetos apreendidos. Que a equipe efetuou várias diligências naquela região e deslocou-se para Cacoal em 24.01.2009, chegando por volta das 19h00min
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS