VEM AÍ A CPI DA HILUX - Por Valdemir Caldas

VEM AÍ A CPI DA HILUX - Por Valdemir Caldas

VEM AÍ A CPI DA HILUX - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há um rastro de denúncias em torno da administração do prefeito Roberto Sobrinho. No meio do nevoeiro, aparecem dois dos mais íntimos amigos do dirigente comunal: os secretários municipais Joelcimar Sampaio (administração) e Epifania Barbosa (Educação).
 
Não parece ser essa a primeira vez em que auxiliares de proa do governo Sobrinho são apanhados com as cuecas no meio das canelas. No passado, ações eventualmente cometidas pelo enfermeiro e ex-secretário municipal de saúde, Sid Orleans, concorreram para aguçar os discursos de opositores, inclusive aliados.
 
Na época, chegou-se a dizer de que enorme soma de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) teria sido usada, indevidamente, para pagamento de diárias. O secretário foi convocado pela Câmara para tentar explicar o imbróglio. Ao final da reunião, deixou o plenário com a credibilidade carbonizada. Nem os vereadores petistas acreditaram na versão de Orleans.
 
Hoje, o caso das diárias parece uma gota d’água no oceano de acusações contra pessoas que deveriam ter o mínimo recato. Pelo contrário, entregam-se elas a alegações de ordem formal que em nada servem para limpar-lhes a imagem ou prover a defesa perante os tribunais.
 
Se, ontem, era o titular da saúde que colocava sua criatividade para funcionar – só que, contrariamente ao exigível, seu talento criativo passava ao largo dos problemas de saúde do município, para concentrar no possível pagamento indevido de diárias, com recursos do SUS -, hoje, o secretário municipal de administração é acusado, por um grupo de procuradores do município de Porto Velho, de contratar uma empresa, para prestar serviço à municipalidade, sem licitação.
 
Na outra ponta, às tontas, aparece à secretária municipal de educação, Epifania Barbosa, tentando esclarecer o sumiço de uma camionete de luxo. O assunto já teria chegado ao conhecimento do Ministério Público, redundando, assim, em uma ação por improbidade administrativa.
 
É imperioso, contudo, que a população portovelhense receba uma satisfação do prefeito Roberto Sobrinho. Lamentavelmente, o chefe da comuna não se tem revelado interessado no esclarecimento de tudo de quanto se tem acusado seus dois amigos e colaboradores, preferindo jogar para as arquibancadas.
 
A esperança, porém, é a de que o Ministério Público e o Poder Judiciário possam reverter esse quadro, porque a casa está em chamas e, quando ela arde, alguém precisa debelar o fogo, antes que ele atinja todas as suas dependências.
 
Na Câmara, mesmo à surdina, já há quem defenda a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar não somente a celebração do contrato, mas, principalmente, o sumiço (?) da Hilux.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS