Seduc reúne alunos em Conferências sobre Meio Ambiente em municípios

Seduc reúne alunos em Conferências sobre Meio Ambiente em municípios

Seduc reúne alunos em Conferências sobre Meio Ambiente em municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
As Conferências Regionais Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente serão realizadas em Rondônia no período de 12 a 21 de fevereiro. O evento começa por Santa Luzia e Jaru, nos dias 12, 13 e 14; Colorado e Cacoal fazem suas conferências em 15, 16 e 17; Porto Velho, nos dias 17 e 18; cabendo a Alvorada e Nova Mamoré, os dias 19, 20 e 21 de fevereiro. As etapas regionais da conferência elegerão alunos delegados para a Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente a ser realizada de 03 a 05 de março. Por sua vez, a conferência estadual terá a incumbência de apresentar a delegação de Rondônia que participará na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, a ser realizada em Brasília-DF, no mês de abril.

As Conferências Regionais Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é parte das ações da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, para o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, integrando a metodologia da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente, visando o fortalecimento da Educação Ambiental nos sistemas de ensino, buscando atitude responsável e o comprometimento da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e na melhoria das relações de ensino-aprendizagem.

Serão discutidos os temas Terra, Fogo, Água e Ar, propostos pelo Ministério da Educação – MEC e Ministério do Meio Ambiente – MMA, além da socialização pelos delegados, das responsabilidades assumidas pelas escolas. As conferencias serão compostas de oficinas, palestras e uma mesa redonda com a participação de gestores estaduais e municipais, professores e especialistas ligados à temática ambiental com efetivo trabalho no Estado de Rondônia.

O público alvo das conferências será formado por alunos do 6º ao 9º ano, com idade de 11 a 14 anos, oriundos do ensino fundamental das escolas estaduais, municipais, privadas, incluindo alunos quilombolas, indígenas e de assentamentos rurais. Durante cada Conferência Regional será elaborada a Carta de Responsabilidades, produzida pelos próprios alunos, que servirá de base para a Carta das Responsabilidades do Estado de Rondônia na II Conferência Estadual Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente, a ser realizada nos dias 03, 04 e 05 de março.

A secretária estadual da Educação, professora Marli Cahulla, considera válidos esses eventos por promoverem a inserção dos jovens em debates importantes que despertam a atenção em todo o mundo, diante das consequências advindas com a má conservação do meio em que vivemos. "Com certeza estes debates vão inserir nossos alunos em um contexto mais amplo para melhor conservação, não só do espaço em que vivem, mas ultrapassando também os muros de suas casas e da escola", argumentou.
 

A coordenação das Conferências Regionais é feita pela Secretaria de estado da Educação – PEA/Prodef/GE/Seduc, REN´s dos Municípios, Secretarias Municipais de Educação, Ministério Público de Rondônia, secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), IBAMA, EMATER, Coletivo Jovem de Rondônia, ONG CPPT Cuniã, Índia Amazônia e Sindicato das escolas Particulares de Rondônia – SINEP.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS